Nesta quarta-feira (31) os usuários do Telegram no iOS acabaram tendo a surpresa de que o aplicativo havia sumido da App Store, deixando de estar disponível para download. O desaparecimento aconteceu sem qualquer aviso prévio, apesar de aqueles que já possuem o software instalado em seus aparelho, seguirem com o uso normal, o fato chamou atenção da comunidade, pela falta de explicações.

O ocorrido parece ter afetado as lojas de todo o mundo, e inclusive a nova versão o do Telegram , chama de X, que não está disponível para download, inclusive aqui no Brasil. O fundador da empresa, Pavel Durov, explicou que o ocorrido é apenas uma pequeno problema e deve ser resolvido em breve.

Porém até o final da manhã desta quinta-feira (01), as versões do Telegram ainda permanecem indisponíveis na App Store. No entanto, aqueles que possuem o software instalado em seus aparelhos, conseguem se comunicar normalmente com seus amigos, além de conseguirem utilizar todos os recursos desta plataforma.

O que se especula sobre o fato, é de que se trata de algum erro ou alguma atualização que acabou indo contra os termos de uso da App Store. A semana para os usuários do Telegram foi conturbada, muito devido ao lançamento do Telegram X, versão mais leve e rápida do mensageiro, que também contém recursos adicionais e experimentais, que além de ser uma alternativa para smartphones com configurações mais modestas, vai servir de prévia das mudanças que estão por vir e em desenvolvimento no app.

A versão do Telegram X foi inicialmente liberada apenas no iOS, porém a companhia já confirmou que está trabalhando em uma edição para Android, que deve ser lançada em breve. O suporte da plataforma não confirmou se os dois eventos estavam relacionados, afirmando que a remoção dos aplicativos da App Store foi intencional.

Durante a manhã de hoje, Durov voltou a comentar o assunto, afirmando que a equipe de desenvolvimento do mensageiro foi alertada sobre conteúdo "inapropriado" nas versões do Telegram. Por este motivo o mensageiro foi removido do ar temporariamente para que a empresa aplique as correções necessárias. A explicação no entendo não deixa claro o motivo que fez com que o aplicativo fosse tirado do ar.

Mas apesar de tudo, serviu para interromper algumas especulações feitas pelos fãs do app, que já estavam considerando a substituição do aplicativo tradicional pela versão X. Algo que não foi o caso.

Até o fim da manhã o aplicativo ainda não se encontrava na loja da Apple, porém já no início da tarde ele pode ser encontrado e baixado normalmente.

Telegram volta ao ar no inicio da tarde de hoje (01).
Telegram volta ao ar no inicio da tarde de hoje (01).