O Android 15 ganhou uma data de lançamento para sua versão de visualização (preview) para desenvolvedores. A informação notada pelo site 9to5Google, onde foi relatado que um engenheiro do Google comentou em uma página de commit do AOSP sobre a chegada do Android 15 está agendada para o dia 15 de fevereiro de 2024. A versão estável e oficial, porém, chega apenas no segundo semestre deste ano.

Android 15 chegará para desenvolvedores nesta semana

Data de lançamento do Android 15 para desenvolvedores é revelada. Fonte: Oficina da Net
Data de lançamento do Android 15 para desenvolvedores é revelada. Fonte: Oficina da Net

O nome do funcionário do Google que revelou quando o Android 15 será lançado para desenvolvedores foi ocultado pelo site 9to5google na imagem salva, para evitar possíveis problemas. Na mensagem é dito:

Talvez faça sentido esperar até que o Android V esteja disponível? Sua primeira prévia do desenvolvedor está agendada para 15 de fevereiro.

Data de lançamento do Android 15 é revelada. Fonte: 9to5google
Data de lançamento do Android 15 é revelada. Fonte: 9to5google

Se a data for mantida, o Android 15 deverá chegar aproximadamente 1 semanas depois do lançamento do Android 14 QPR3 Beta 1. A primeira prévia do Android 14 foi lançada no dia 8 de fevereiro de 2023, não muito distante da provável estreia do Android 15.

O que esperar no Android 15 Developer Preview?

A primeira versão de visualização do Android 15 para desenvolvedores deverá trazer a primeira visão sólida do que esperar para o sistema operacional lançado anualmente pelo Google. O principal recurso esperado é o "espaço privado", que permitirá ocultar e bloquear a exibição de determinados aplicativos na lista de aplicativos do usuário.

Lançamento e disponibilidade

O Android 15 deverá ser lançado no dia 15 de fevereiro de 2024, segundo os rumores, e provavelmente chegará primeiro para o Pixel 6.