O Android 15 pode oferecer um recurso invador para facilitar o uso do sistema operacional por pessoas com deficiência visual ou idosos. Isso inclui texto e ícones maiores, aumento de contraste e efeitos em negrito para facilitar a leitura,além do uso de três botões na tela para navegação. De acordo com o Android Authority, essa funcionalidade foi encontrado na versão beta do Android 14, que deve ser lançado oficialmente em junho.

O que você precisa saber

  • O Android 15 pode oferecer um modo de acessibilidade especial para pessoas com deficiência visual ou idosos
  • O modo fácil pré-configurado inclui texto e ícones maiores, aumento de contraste e efeitos em negrito para facilitar a leitura, além de botões de navegação na tela
  • O lançamento deve acontecer na versão Android 14 QPR3 de junho.

Recurso se parece com o Assistive Access do iOS

Todas essas mudanças do Android 15 se parece bastante com o Assistive Access do iOS, a nova interface alternativa adicionada ao iPhone que exibe apenas aplicativos especificados em uma lista ou grade de fácil leitura e simplifica o comportamento de alguns desses aplicativos.

Existem opções de terceiros que oferecem isso também, mas ter uma versão embutida projetada pelo próprio Google pode oferecer várias vantagens em termos de otimização ou recursos extras.

Tela do recurso que vai habilitar o sistema com letras maiores, navegação com três botões e contraste (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)
Tela do recurso que vai habilitar o sistema com letras maiores, navegação com três botões e contraste (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

Sobre o lançamento, esperamos ver o Android 15 receber sua primeira versão beta nas próximas semanas e só lançado oficialmente apenas no segundo semestre deste ano. Os rumores sobre outros recursos ainda são poucos, mas já fizemos um compilado com as principais novidades do sistema, como trazer de volta os widgets da tela de bloqueio, um sistema de NFC modulável, comandos de voz para abrir apps e um mecanismo que mede a saúde da bateria, outro recurso similar ao do iOS.