O Android 14 é uma das novidades mais aguardadas em 2023, mas deve ser lançado oficialmente apenas em meados de agosto. Recentemente o Google lançou a primeira versão beta do Android 14, o que criou muita exectativa sobre os novos recursos e funções do sistema. Embora ainda haja muito tempo para o lançamento oficial, vamos dar uma olhada nos novos recursos que devem chegar junto com a One UI 6 para smartphones Samsung.

O que esperar da One UI 6 com Android 14?

O que esperar da One UI 6 com Android 14?
O que esperar da One UI 6 com Android 14?

A versão beta do Android 14 já trouxe alguns recursos que devem ser explorados pela Samsung para seus modelos Galaxy. Veja abaixo o resumo de cada uma dessas novas funções.

ÍNDICE

Novo controle por gestos

Uma das principais mudanças observadas na versão beta do Android 14 é a introdução de uma seta para voltar na tela, especialmente quando a navegação por gestos está ativada.

Para quem controla o celular com a ajuda de gestos, o Android 14 vai mostrar uma seta para trás quando você quiser voltar
Para quem controla o celular com a ajuda de gestos, o Android 14 vai mostrar uma seta para trás quando você quiser voltar

A partir de agora, ao deslizar o dedo da borda esquerda ou direita da tela para retornar à tela anterior, você verá uma seta para trás envolta em uma pequena bolha na borda da tela. Segundo o Google, esse recurso vai facilitar a experiência do usuário. Além disso, essa seta segue o tema dinâmico do Material You, ou seja, ela vai aparecer na tela com o mesmo design e cor do seu papel de parede ou tema, tornando a experiência visual mais personalizada.

Sistema de compartilhamento mais eficiente

Para quem vive compartilha arquivos com outras pessoas, a Samsung deve anunciar duas novidades. A primeira é que agora os desenvolvedores de aplicativos têm a possibilidade de adicionar ações personalizadas ao menu de compartilhamento, que inclusive vão aprender com as opções que o usuário mais usa. Por exemplo, digamos que você costuma enviar arquivos por WhatsApp e Bluetooth. Na próxima vez que for fazer isso, essas opções vão aparecer primeiro.

O Android 14 vai tornar o sistema de compartilhamento mais eficiente, incluindo com o recurso Nearby Share
O Android 14 vai tornar o sistema de compartilhamento mais eficiente, incluindo o recurso Nearby Share

Além disso, o Android 14 vai adicionar o recurso Nearby Share no menu de compartilhamento. Antes, para compartilhar um arquivo, era necessário navegar até o aplicativo Arquivos ou Fotos, selecionar o arquivo desejado e, em seguida, escolher a opção de compartilhamento próximo. Agora, você pode compartilhar esses arquivos de forma imediata utilizando a opção de Compartilhamento Próximo, funcionando de forma bem parecido ao recurso AirDrop da Apple.

Preferências de idioma por aplicativo

O Android 14 também vai trazer um novo recurso que melhora a experiência de idioma em aplicativos. Anteriormente, o Android 13 já havia introduzido preferências de idioma por aplicativo, permitindo que cada aplicativo tivesse suas próprias configurações de idioma independentes. Agora, com o Android 14, essa personalização é ainda mais dinâmica.

O sistema vai conseguir reconhecer o idioma do aplicativo atual e abrir automaticamente o teclado na mesma língua. Por exemplo, se você estiver usando um aplicativo em inglês, o Android 14 abrirá o teclado diretamente no idioma inglês, facilitando a interação do usuário com esses aplicativos, sem que haja a necessidade de configurar isso toda vez que abrir um app em outro idioma.

Acessibilidade mais segura

Em termos de segurança, o Android 14 deve adicionar novos recursos para os serviços de acessibilidade. A partir de agora, esses serviços terão acesso a determinadas visualizações apenas se puderem comprovar que são úteis para usuários com deficiências.

Essa medida foi implementada pelo Google com o objetivo de proteger os dados dos usuários e evitar ações indesejadas ou involuntárias. Por exemplo, evitando que um serviço de acessibilidade execute ações críticas, como transferir dinheiro ou finalizar uma compra em um aplicativo de compras, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

Ocultar informações do tempo na tela de bloqueio

Com a chegada do Android 14, também será possível ocultar as informações de clima na tela de bloqueio. Embora essa opção já esteja disponível no Android 13, é importante destacar que sua implementação para os celulares da Samsung pode acontecer agora ou nem isso. De acordo com informações do SamMobile, essa função parece ser mais adaptada para os telefones Pixel, que são os dispositivos da própria marca Google.

Será possível ocultar as informações de clima da tela de bloqueio
Será possível ocultar as informações de clima da tela de bloqueio

É possível, mas não confirmado, que a Samsung vai incluir esse recurso na One UI 6.0, dando aos usuários a opção de ocultar as informações de clima na tela de bloqueio para quem gosta de olhar para uma tela com um visual mais clean.

Barra de navegação transparente

A One UI 6, em conjunto com o Android 14, deve trazer a tão esperar barra de navegação transparente. Isso significa que os aplicativos poderão compartilhar a sua cor a barra de navegação, permitindo que tudo seja uma coisa só.

É claro que, para isso, os aplicativos vão precisar ser atualizados por seus desenvolvedores. Também vale lembrar que nem todos os aplciativos deve ser compatíveis com essa funcionalidade. Em caso de problemas com isso, alguns testadores do Android 14 Beta disseram que é possível utilizar uma nova opção no menu "Opções do desenvolvedor" para forçar a barra de navegação a se tornar transparente.

Quais celulares Samsung vão receber a One UI 6?

A Samsung ainda não divulgou o cronograma para a chegada da One UI 6 com Android 14 nos seus dispositivos, mas o Oficina da Net foi atrás da informação e confirmou qual a política de atualização da empresa. Veja no vídeo abaixo:

A Samsung oferece até 4 anos de atualização de sistema e até 5 anos de atualização de segurança e tende a dar mais atualizações a modelos intermediários e premium. Com essa informação podemos garantir que todos os principais modelos da Samsung nos últimos anos vão receber o Android 14, como os que fazem parte da linha Galaxy S, Galaxy A, Galaxy M e os dobráveis da linha Galaxy Z. Veja aqui a lista completa de dispositivos Samsung que devem receber a One UI 6.

Quando a One UI 6 com Android 14 será lançada?

Anunciado pelo Google em fevereiro deste ano, é provável que o Android 14 seja oficalmente lançado no 4º trimestre de 2023. Depois que esta versão oficial for disponibilizada para todos os usuários, é hora de cada fabricante fazer seus ajustes finais antes de atualizar seus dispositivos. Geralmente, a Samsung inicia um programa beta pouco tempo após o lançamento final do Android pelo Google.

O Android 14 deve ser lançado no último trimestre do ano.
O Android 14 deve ser lançado no último trimestre do ano.

Assim, podemos esperar que o programa beta para a One UI 6, baseada no Android 14, seja aberto em torno de setembro de 2023. É importante ressaltar que essas datas são estimativas e estão sujeitas a alterações dependendo do cronograma oficial da Samsung.