O Android 14 pode impedir que os usuários do Android 14 instalei versões antigas de aplicativos. Isso é uma má notícia para aqueles que sofrem com problemas em determinadas versões de um app e acabam baixando o APK fora da Play Store para voltar a utilizá-lo normalmente. Isso foi descoberto no código-fonte do novo sistema operacional mobile, onde mostra que o Google está trabalhando para criar requisitos de API mais rígidos, que irão impedir a instalação de aplicativos antigos.

Notado pelo site 9to5Google, o código-fonte do Android 14 irá bloquear, por padrão, todos os aplicativos de versões antigas, conhecidos também como "desatualizados". Com isso, os usuários do sistema operacional não poderiam voltar a utilizar uma versão antiga com arquivos APK, além de impedir que lojas de aplicativos instalassem estas versões que não são recentes.

Versões antigas de apps não poderão ser instaladas mais no Android 14. Fonte: computerhoy (David Hernández)
Versões antigas de apps não poderão ser instaladas mais no Android 14. Fonte: computerhoy (David Hernández)

Entretanto, ao que parece, os desenvolvedores poderão tornar o bloqueio mais amigável, permitindo que alguns aplicativos retornem para versões mais antigas, evitando somente aquelas que realmente podem trazer problemas. Isso deve tornar o Android mais seguro contra apps maliciosos, que utilizam vulnerabilidades que foram corrigidas em atualizações mais recentes.

Segurança ao custo da liberdade

Devido à grande liberdade para modificações, o Android acabou criando uma reputação de ser um sistema operacional (SO) inseguro. Por conta disso, o Google trabalha constantemente para amenizar ou apagar essa imagem que as pessoas têm de seu SO mobile. A solução mais recente está sendo a apresentada acima, que impede a instalação de versões mais antigas dos aplicativos no Android 14.

Lançamento e disponibilidade

Segundo o site 9to5google, a versão beta do Android 14 terá duas fases de teste antes da versão estável do Android 14 ser lançada entre o terceiro trimestre de 2023, mas há a chance de que ela seja lançada no início de 2024 também.