O Google lançou ontem seus dados de distribuição das versões do SO Android. Esses dados são números atualizados até maio de 2019. Essas informações são úteis para saber com que velocidade as empresas atualizam seus celulares para as novas versões do Android.

Com esse tipo de dados podemos perceber também que muitas pessoas acabam mantendo seus antigos celulares Android por um longo tempo, pois ainda notamos uma quantidade relativamente boa de usuários que usam as primeiras versões do Android, como a Gingerbread, levando em consideração a data de lançamento das versões.

O Android Pie, lançado no final do ano passado já está presente em 10,4% dos dispositivos que utilizam SO Android. Enquanto a penúltima versão, a Oreo, está presente em 28,3% dos smartphones com o sistema operacional.

Tabela de distribuição do Android
Tabela de distribuição do Android

Um porta-voz do Google disse ao website Android Authority que o Google está trabalhando na criação de uma maneira mais robusta de notificar os usuários sobre os números de distribuição do Android. Em algum momento nos próximos meses, esses gráficos de pizza da versão Android não serão tão simples. Eles ainda podem existir, mas haverá mais contexto explicando o que as atualizações do Android realmente significam, por que o Play Services é um fator tão importante, etc.

Abaixo um gráfico que mostra a distribuição das versões do Android ao longo dos anos.

Grafico mostrando a distribuição das versões do Android ao longo dos anos (by website Android Autority)
Grafico mostrando a distribuição das versões do Android ao longo dos anos (by website Android Autority)

A questão da importância do Google Play Services é que através dele é possível enviar atualizações importantes para grande parte dos smartphones Android sem necessitar de uma atualização do SO Android para outra versão. Isso faz com que não seja mais tão importante assim quanto antes o fato do celular estar com a versão Android mais recente.