Novo vírus utiliza falha do Android para passar como app inofensivo

Novo vírus consegue se passar por aplicativo inofensivo e burlar antivírus.

Por | @fsbeling Android

Nesta semana, a empresa de segurança Trend Micro informou que descobriu um novo vírus que afeta dispositivos Android. De acordo com a informação o aplicativo faz uso de uma falha do sistema operacional com nome “Janus”, a qual ficou conhecida por permitir que aplicativos maliciosos passem despercebidos pelos Antivírus.

Desta forma, esse novo vírus aproveita a falha do Android para não ser percebido e passa como um aplicativo legítimo, semelhante ao vírus bancário BankBot. Assim, o vírus consegue fazer com que o Android interprete de maneira incorreta arquivos APK e execute códigos maliciosos mesmo que não façam parte do pacote APK.

Novo vírus acaba instalando outras pragas no smartphoneNovo vírus acaba instalando outras pragas no smartphone

Leia também:

Com isso, o vírus passa a se instalar no sistema na forma de uma atualização de aplicativo legítimo, assim como consegue burlar o sistema de assinatura digital do Android e fazer com que os antivírus analisem somente a parte inofensiva do app.

Segundo a Trend Micro, o app após instalado fica em execução o tempo todo e acaba instalando outras pragas no smartphone infectado. No entanto, a empresa diz que o arquivo não foi localizado na Play Store, mas identificaram que a ameaça tenta se passar por um aplicativo de notícias com nome “World News”.

Ao que tudo indica a falha “Janus” foi corrigida com a atualização de dezembro, porém, muitos dispositivos não devem receber a correção pela alta fragmentação do Android. A recomendação da empresa é que o usuário não instale aplicativos fora da Play Store e sempre faça, assim que liberadas, as atualizações do sistema.

Mais sobre: vírus apps aplicativos
Share Tweet
Recomendado
Siga no instagram
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar