Muitos usuários de smartphone enfrentam um velho problema: a falta de espaço. A cada atualização do sistema operacional é necessário um espacinho extra, o que nem todos têm a disposição no momento. Levando em consideração o fato, o Google possui uma nova ferramenta de atualização do Android que deve ajudar os usuários que possuem pouco espaço nos seus celulares.

A novidade em questão deve chegar com o Android O, e deve realizar a atualização sem a necessidade de apagar aplicativos ou mesmo limpar as fotos do aparelho.

Resolução do problema de espaço no Android

Atualmente, quando uma atualização é liberada para o celular, é necessário fazer o download de um arquivo, que possui, no geral, 1 GB. O bloco é baixado para a partição de armazenamento do usuário, para que o update possa ser instalado na partição do sistema. Caso não tenha espaço suficiente no aparelho o usuário é obrigado a dar um jeito de liberá-lo.

Através do novo sistema, o Google deve driblar as restrições através de um sistema de duas partições do sistema, que tem como objetivo reduzir o transtorno de esperar vários minutos para concluir a atualização. A ideia é que quando o usuário utiliza o celular na partição A, a instalação seja feita na partição B.

Quando o usuário não disponibiliza do espaço suficiente, apenas a partição do usuário fica cheia. O sistema A/B ainda fica com espaço para atualizações. Com isso, não é necessário ter 1 GB de espaço livre na partição do usuário, e com isso não será necessário ter que excluir aplicativos ou mesmo as fotos.

O recurso, de acordo com os documentos do Google, também poderá ser integrado ao Google Play Services.