O Kindle Paperwhite 5 (11ª geração), lançado em setembro de 2021 no Brasil, é o resultado de diversas melhorias aplicadas pela Amazon ao longo dos anos, onde houve aprimoramentos e a adição de novos recursos tanto em termos de software quanto de hardware. Não o confunda com a Kindle "básico" (standard) de 11ª geração, que embora tenha tido melhorias consideráveis, trata-se de outro modelo. Caso tenha dúvidas sobre como identificar o seu Kindle, acesse este artigo onde explicamos como identificar o modelo e geração do e-reader da Amazon.

Kindle Paperwhite 5 (11ª geração): Cinco razões para comprá-lo

O Kindle Paperwhite 5 (11ª geração) vale a pena. Cinco razões para comprá-lo. Fonte: unsplash (foto por Madalyn Cox)
O Kindle Paperwhite 5 (11ª geração) vale a pena. Cinco razões para comprá-lo. Fonte: unsplash (foto por Madalyn Cox)

Sem citar modelos, o Kindle por si só é um dos melhores e-readers [1] existentes no mercado. Lançado pela primeira vez em 2007 pela Amazon, o dispositivo é compacto e leve, além de ser capaz de imitar de forma bem semelhante a página de um livro graças a tecnologia utilizada em sua tela. No Kindle Paperwhite 5 (11ª geração), tivemos algumas melhorias interessantes para os fãs do leitor de livros digitais, incluindo uma tela maior que a geração passada da linha Paperwhite.

[1] E-readers: Dispositivos desenvolvidos com foco na leitura de livros digitais (e-books)

ÍNDICE

1 - Tela maior

Embora 0,8 polegadas a mais não pareça ser muito, ao comparar a 11ª geração do Paperwhite com a 10ª, é possível notar uma diferença considerável na experiência de visualização do conteúdo. Na Kindle Paperwhite 5 temos um display mais lato e largo, com bordas mais finas, oferecendo um espaço maior para as letras dos parágrafos de um livro se distribuem melhor na tela. Isso fica ainda mais evidente ao ler histórias em quadrinhos (HQs, mangás), pois ganha-se uma imersão maior ao visualizar as imagens com os diálogos. Outra situação em que é possível perceber o benefício de uma tela maior é ao ler arquivos em PDF, pois há um melhor dimensionamento do texto.

Kindle Paperwhite 4 (10ª geração). Fonte: unsplash (foto por Rishikesh Sreehari)
Kindle Paperwhite 4 (10ª geração). Fonte: unsplash (foto por Rishikesh Sreehari)

Se você tem receio da pegada do Paperwhite 5 (11ª geração) ter piorado comparado a 10ª geração por conta do aumento da tela, não se preocupe. Felizmente o modelo mais recente do e-reader ainda permanece confortável para se segurar com uma única mão. Além disso, ainda é possível descansar o polegar na borda, embora ela seja mais fina na 11ª geração do Paperwhite.

Quanto ao peso da 11ª geração do Paperwhite, não houve um aumento significativo comparado à 10ª geração. A Amazon aumentou apenas 14g no modelo mais recente.

2 - Experiência mais fluida

A experiência está mais fluida no Kindle Paperwhite 5 (11ª geração) comparado à 10ª geração. Embora não seja 100% fluido como um celular, as transições entre as páginas e a navegação pela interface do e-reader está mais rápida. O acesso aquelas páginas e menus mais frequentes ou o ato de passar para a página seguinte está mais fluido. Até mesmo a experiência de digitação está melhor.

O aumento de performance da 11ª geração do Paperwhite é o resultado da utilização de um chipset (conjunto de processadores) mais poderoso. Além disso, segundo a Amazon, graças a implementação de um display e-ink Carta 1200, a virada de página está 20% mais rápida e realmente é possível notar essa melhora ao comparar com a 10ª geração do Paperwhite.

3 - Perfeito para quem gosta de ler antes de dormir

Se você gosta de ler um pouco antes de dormir, seja um livro ou história em quadrinho, o Kindle Paperwhite 5 (11ª geração) possui um novo recurso muito interessante: o tom âmbar (luz "amarela"). Essa funcionalidade é exclusiva da nova geração do paperwhite e permite que o usuário altere a luz branca para a luz amarela (âmbar), trazendo mais conforto durante a leitura em ambientes mais escuros.

O Kindle Paperwhite 5 (11ª geração) permite o ajuste de temperatura de luz alterando do tom branco (luz branca) para um tom âmbar (luz amarela). Fonte: Amazon
O Kindle Paperwhite 5 (11ª geração) permite o ajuste de temperatura de luz alterando do tom branco (luz branca) para um tom âmbar (luz "amarela"). Fonte: Amazon

Embora no Kindle Paperwhite 4 (10ª geração) houvesse o modo escuro (dark mode), onde as letras do e-book ficam brancas e o fundo preto, a utilização do tom de luz amarelo traz um conforto maior para a leitura. Para ativar essa funcionalidade, basta acessar o meni suspenso no topo da tela. Além disso, é possível definir um horário para que a luz branca seja alterada para amarela de forma automática.

Outro ponto que ajuda ainda mais no conforto durante a leitura é o número de LEDs na tela do Paperwhite 5 (11ª geração). Enquanto a 10ª geração do Paperwhite só conta com 5 LEDs, a 11ª possui 17 LEDs, tornando a exibição do conteúdo mais homogênea. Isso quer dizer que você não verá manchas escuras na tela, algo que usuários do Kindle Paperwhite 4 (10ª geração) relatavam.

4 - Padrão USB-C e carregamento sem fio finalmente estão presentes

Considerando que a conexão USB-C se tornou um padrão popular, já estava na hora da Amazon implementar uma porta USB-C em seu Kindle. A utilização do padrão USB-C permite um carregamento mais rápido, além de possibilitar a utilização de cabos de outros dispositivos para conectar o Paperwhite 5 (11ª geração) a um carregador.

No caso do carregamento sem fio, não são todos os modelos do Paperwhite 5 (11ª geração) que possuem essa capacidade. Somente o Paperwhite Signature Edition é capaz de recarregar sua bateria através da tecnologia de carregamento sem fio. Entretanto, tenha em mente que será necessário comprar um acessório extra para utilizar esta forma de carregamento.

5 - Bateria com duração ainda maior

Se você já acha impressionante a bateria do Paperwhite 4 (10ª geração) durar até 6 semanas, saiba que o Papwewhite 5 (11ª geração) é capaz de entregar uma duração de até 10 semanas, o equivalente a 2 meses e duas semanas. Note que para conseguir obter esse nível de duração, é interessante que você ative o modo avião quando não estiver utilizando o Wi-Fi para baixar algum livro ou história em quadrinho (HQ, mangá).

Isso quer dizer que o meu Paperwhite antigo é ruim?

Mesmo que o Paperwhite 5 (11ª geração) tenha obtido aprimoramentos e implementações de novos recursos interessantes, isso não quer dizer que o seu Kindle Paperwhite antigo é ruim. Tudo irá depender do peso que você coloca em cada uma das características do e-reader para avaliar se realmente vale a pena ou não de acordo com a sua percepção, necessidade, exigência.