São diversos os motivos que podem nos afastar dos melhores programas de edição de vídeo do mundo. Entre eles talvez o mais importante: a falta de grana. Acontece que Adobe Premiere, FinalCut e outros softwares de edição utilizados por profissionais, possuem licenças pagas (e bem caras). Mas assim como quase tudo no mundo da tecnologia, há opções gratuitas para cortar, aplicar filtros e fazer edições de vídeo. Vamos explorar alguns destes serviços.

Confira também cinco alternativas ao Photoshop

Se você quiser, não é preciso nem instalar um software no PC para fazer pequenas edições de vídeo. Há algumas opções online e vamos conferir se alguma delas serve para nosso interesse. Vou analisar três itens (interface, facilidade de uso e qualidade) com notas de 1 a 5.

WeVideo

Com o WeVideo é preciso efetuar login para acessar o editor - dá para usar o Google ou Facebook para isso. Após o login você escolhe um dos planos oferecidos; há um plano gratuito e os planos pagos. A versão gratuita oferece resolução máxima de 480p (bem abaixo do nosso interesse atual) e apenas 1GB de armazenamento.

WeVideo oferece timeline como a dos grandes programas de edição
WeVideo oferece timeline como a dos grandes programas de edição

O site oferece um tutorial para que você não fique perdido. Já com o programa online aberto, você terá um vídeo demonstração para que você o refaça em forma de treino. Passada esta parte, decidi importar alguns vídeos que tenho em meu computador para editar online. Descobri que no plano Free, temos apenas 1GB de espaço para o projeto, então, vídeos de mais qualidade esgotam este espaço antes mesmo de serem editados. Ou seja, você pode fazer pequenas edições em vídeos curtos.

Apesar disso, percebi que o site oferece a opção de importar vídeos do Facebook, Instagram, Dropbox, Drive e outros locais. Em vídeos do Instagram, por exemplo, com qualidade mais baixa, você até pode criar pequenas montagens de vídeos.

Interface 5
Facilidade 4
Qualidade 2

Online Video Cutter

Neste site, sem login você já pode importar os arquivos que precisa cortar. De cara dá para perceber que o site é ‘especializado’ em cortar vídeos e não em fazer edições mais elaboradas. Ele também aceita arquivos de no máximo 500MB, portanto, serve para deixar um vídeo simples mais dinâmico com cortes pontuais.

Dá para cortar o quadro, mudar o formato e outras coisinhas
Dá para cortar o quadro, mudar o formato e outras coisinhas

Ps: demora pra caramba importar um vídeo de 400MB para o site.

Uma vez que o vídeo esteja no site, você pode cortar apenas o formato do vídeo, girar a orientação, escolher a resolução e o formato do arquivo (MP4, FLV, etc). Também dá para escolher o início e fim do vídeo que você importou para deixá-lo mais curto.

Interface 4
Facilidade 5
Qualidade 2

Clipchamp

O Clipchamp faz o trabalho de processar os vídeos que você importar para reduzir consideravelmente o tamanho destes arquivos. Num exemplo prático, um vídeo com 378MB ficou com 101MB ao final do processamento. Em outro exemplo, um vídeo de 540 MB ficou com 329MB.

Bom pra reduzir o tamanho dos vídeos
Bom pra reduzir o tamanho dos vídeos

Este serviço gratuito oferece cinco vídeos por mês para processar. Se você precisar mais do que isso, há planos pagos que dão mais opções.

Interface 5
Facilidade 5
Qualidade 4

Kizoa

Talvez a melhor opção online do segmento, com o Kizoa você realmente pode criar uma timeline com imagens e vídeos importados do seu computador. O site tem uma interface um pouco mais antiga, também está em inglês (o que pode dificultar a compreensão de quem não tem conhecimento básico).

Utilizável, porém, com resultado simples
Utilizável, porém, com resultado simples

Embora dê para criar uma timeline cheia de vídeos e colagem com imagens, inserir transições, efeitos animados, texto e trilhas, o resultado final não fica muito superior a um trabalho amador.

Interface 4
Facilidade 4
Qualidade 3

Outras opções:

Já fizemos um artigo especial para falar do Movavi aqui no site. É um editor simples, mas que atendeu o básico da expectativa. Confira o artigo aqui.

Movavi - um ótimo editor de vídeos para você

Conclusão

É complicado encontrar alternativas tão boas quanto os programas consolidados, principalmente quando já temos uma familiaridade grande com eles. Eu não conseguiria fazer nada semelhante profissionalmente nas opções que vimos acima. É uma pena. De qualquer forma, para pequenos clipes e colagens de fotos, eles atendem bem.

Se você possui o Premiere instalado no PC, temos uma área específica sobre o programa aqui no site. E só desfrutar.

Você usa algum programa de edição de vídeo alternativo? Compartilhe conosco nos comentários.