A luta contra a pirataria está grande, e o Google está sendo um meio das gravadoras e produtoras de remover os links para downloads. Neste ano foram 51.395.353 de pedidos para remoção de links que infringiam direitos autorais da sua busca, informou o site TorrentFreak.

Com base no Relatório de Transparência do Google, atualizado semanalmente, o site especializado em notícias sobre direitos autorais calculou que o serviço de buscas tenha de retirar atualmente, uma média de 500 mil links infratores por dia.


Relatório de remoção de links do Google

O site campeão de pedidos de remoção é o Filestube.com com mais de 2,3 milhões pedidos. O número parece grande, mas representa menos de 1% das páginas do site indexadas pelo Google, comparou o TorrentFreak. O site The Pirate Bay foi o segundo maior alvo de pedidos de retirada de links (554,6 mil) no ano.

Na semana passada, o Google recebeu um recorde de pedidos de retirada de links: mais de 3,5 milhões de URLs. O número, segundo o TorrentFreak, é 15 vezes maior do que o solicitado em janeiro de 2012.

O maior buscador da internet enfrenta uma constante pressão de Hollywood e da indústria fonográfica para fechar o cerco à pirataria. O Google age conforme o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), lei norte-americana que regula os direitos autorais em ambiente digital. Ele prevê que serviços de busca removam links que violem copyright ao serem notificados por uma empresa - caso contrário, podem responder judicialmente pelo conteúdo.

E você o que pensa sobre o assunto?