Não que esteja virando moda, mas hoje em dia já é praticamente uma diversão gravar gameplays, seja para guardá-la de lembrança ou então para mostrá-la na internet, no entanto, em ambos os casos pode ser muito interessante investir em uma produção melhor elaborada, mesmo que ela seja um pouco trabalhosa, o resultado final pode ser muito satisfatório.

Veja também: Como fazer um canal no Youtube.

Terminar uma etapa de edição e sentir orgulho do trabalho recém realizado é uma sensação que só editores podem descrever, principalmente se você vê ela sendo elogiada e muito bem vista tanto pela internet inteira quanto por íntimos que tenham acesso exclusivo ao seu material.

Para te ajudar a produzir um conteúdo de qualidade, organizamos este artigo, que vai trazer dicas de todos os tipos e para todos os gostos, então, vamos começar?

Hardware

A primeira preocupação na hora de gravar uma gameplay é se o seu computador irá suportar tanto o game que você quer jogar quanto o software de gravação, e acredite, isso é extremamente importante.

Mesmo se você tiver que rodar seu jogo com as configurações gráficas no mínimo, manter um certo "espaço" no processamento gráfico para o software de gravação é essencial. Na maioria dos casos, se você consegue rodar um game com os gráficos em um nível médio (sem gravar ao mesmo tempo), provavelmente conseguirá gravar jogando no nível mínimo.

A nossa dica para você descobrir se o seu PC roda determinado jogo ou não, é o Can You RUN it, um site muito interessante que, por meio do Java, analisa o hardware do seu computador, compara com os requisitos mínimos do game que você quer jogar e diz para você "se você pode rodar isso".

Gravação

Outra etapa essencial na produção de um gameplay é a escolha de um software de gravação, que deve ser levada a sério para que você não compre um programa que acabe se tornando inútil por ser pesado demais para a sua máquina.

Nós já escrevemos uma matéria aqui no Oficina da Net listando os cinco melhores programas para gravar um gameplay, a qual recomendamos você dar uma olhadinha para te ajudar com essa decisão. No entanto, talvez você não possa comprar nenhum dos softwares que listamos por determinados motivos, por isso, trazemos aqui uma outra dica: o Ezvid.

O Ezvid é o melhor software de gravação gratuito que encontramos, embora ele não tenha muitos recursos, é bom o suficiente para se equiparar a muitos outros programas de gravação, inclusive alguns pagos.

Edição

Depois de gravar a sua gameplay, é claro que você não vai querer exportar o arquivo bruto para o YouTube, não é mesmo? Precisamos editá-lo! Portanto, encontramos mais um problema: a escolha do melhor programa de edição. Essa é mais uma pergunta que não tem uma resposta definitiva, afinal, quem somos nós para dizer qual é o melhor programa se temos tantos bons hoje em dia? Quem deve testar os programas e dizer qual deles é o melhor é você mesmo.

💡 Dica: 5 melhores editores de vídeos grátis, para você começar a produção de seus vídeos.

Falando especificamente de software de edição, as nossas dica são o Adobe Premiere e o Sony Vegas Pro. Procure alguns tutoriais sobre eles no YouTube para ver qual parece te agradar mais ou então baixe uma versão de avaliação dos mesmos, ambos oferecem essa possibilidade, depois que fizer a sua escolha, basta comprar o que você melhor se adaptou.

Contudo, você ainda assim pode ter outro problema: não pode comprar nenhum software de edição e precisa de algum gratuito. Para te ajudar, podemos recomendar os programas Kdenlive que é exclusivo para Linux e nós o consideramos o melhor software para edições básicas, ou então o Lightworks, que é o software de edição gratuito mais completo que você vai achar no mercado, o único ponto "contra" dele é que ele é um pouco complexo, nada que algumas videoaulas no YouTube não resolvam.

Já na etapa de edição em si, procure deixar o seu vídeo ritmado, apresentando o conteúdo que você quer sem tornar frustrante a experiência do espectador. Corte espaços sem ação, sem diálogos ou que simplesmente não te chamem a atenção,  pessoas que assistem gameplays nos dias de hoje procuram muito mais se entreter do que ver um passo a passo do game em questão, mas, claro, essa dica não se aplica se você estiver fazendo um detonado onde o viewer precisa seguir os seus passos para concluir uma tarefa.

Depois de fazer todos os cortes necessários, procure tratar a imagem do seu vídeo para que ela fique mais amigável a quem esteja assistindo, com estas pequenas correções o seu vídeo poderá ficar ainda melhor. Utilizar uma trilha sonora também é uma excelente idéia, afinal, uma maneira a mais de deixar seu espectador confortável enquanto te assiste deve ser sempre bem vinda.

Pós-produção

Depois que você já fez todos os cortes necessários no seu vídeo, tratou a imagem para corrigir imperfeições e concluiu a etapa de edição, você pode querer entrar na etapa de pós-produção, onde efeitos especiais podem ser inseridos. Partículas de poeira, fumaça, fogo, ou então apenas gcs animados com informações, transições animadas e etc. dão alguns pontos a mais para a sua produção.

Claro, efeitos especiais são difíceis de fazer, você pode levar dias ou até meses estudando o assunto para dominar um software de pós-produção, que infelizmente não pode ser encontrado de graça devido a sua complexidade e qualidade. Uma dica que podemos dar é o Adobe After Effects, um dos melhores softwares de pós-produção e motion graphics do mercado.

Upload

Agora que seu vídeo já está completamente pronto e você teve tanto trabalho desde a escolha de um software de gravação até aqui, provavelmente vai querer mostrar seu vídeo para todo mundo, não é mesmo? Mas não se preocupe, essa talvez seja a etapa mais fácil de toda a produção, só o que você precisa se preocupar é em escolher uma boa plataforma, que provavelmente será o YouTube, criar o seu canal personalizado, onde você terá sua própria identidade visual, assim como falamos em nosso artigo sobre Como produzir vídeos para o YouTube.

Divulgação

Meios para divulgar os seus vídeos não faltam na internet, as redes sociais que o digam, elas são o melhor canal de divulgação que você poderá encontrar, portanto, crie uma página no Facebook, um perfil no Twitter e procure interagir com o maior número de pessoas possíveis que se interessem pelo seu conteúdo, é assim que eles possivelmente acabem virando seus fãs e divulguem o seu conteúdo para outros amigos.

Procure também manter uma certa periodicidade de vídeos, ponto esse que talvez seja um dos principais para fazer seu canal crescer, se seu público gosta mesmo de você, os viewers vão voltar toda semana no mesmo horário para assistir seus vídeos, irão encontrar um material novinho para saciar sua sede de informação.

Essas foram as nossas dicas para você gravar e publicar uma gameplay do seu jogo favorito, se você tem alguma critica, sugestão de nova pauta ou qualquer outro comentário, não esqueça de deixá-lo abaixo, no campo de comentários.