Parte da família mais famosa da uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, o celular chega com grandes expectativas. Aparelho fino e confortável, hardware modesto, dual sim e tv digital são algumas das suas características, mas o que esperar dele? Corresponde às expectativas da família Galaxy? É o que vamos conferir a partir de agora.

 

Lançado nos últimos meses de 2014, o aparelho, que ainda pode ser considerado novo, pode ser encontrado, hoje, na maioria das lojas de varejo da internet, além de lojas físicas. O aparelho chegou em uma caixinha muito simples (como todas as caixas dos últimos lançamentos da marca) e alguns diriam: sem sal. Dentro dela os tradicionais manuais do usuário, fone de ouvido, carregador e cabo microUSB 2.0. 

[CATEGORIA]39[/CATEGORIA]

Com um design característico da família Galaxy, o aparelho é realmente lindo. Facilmente confundido com o Galaxy S5 à primeira vista, o Gran Prime Duos tem o design padrão da marca: Tradicionais bordas metálicas e poucos botões. Um em cada lateral e outro frontal. O grip, ou pegada, é excelente, bem diferente do desajeitado K Zoom, que testamos anteriormente. O aparelho que recebemos é a versão branca, mas o smartphone também pode ser encontrado na versão preta em algumas lojas.

A característica "diferente" no design no Galaxy Gran Prime Duos fica por conta da antena da tv digital que fica guardadinha - tipo uma caneta nos antigos palms - no canto superior direito. Quando escondida, ela é imperceptível, mas quando você for assistir tv ela irá ter cerca de 15 cm, dando uma aparência de radinho à pilha ao seu smartphone.

A traseira é de plástico, assim como a dos principais concorrentes do segmento de smartphones intermediários. Nela há a câmera, cercada pelo flash e o alto-falante na parte superior. Logo abaixo o logo da marca e mais abaixo a certificação de Tv Digital.

Na parte superior temos a característica entrada de 3.5mm para o fone de ouvido, e no canto direito um pedacinho da antena digital. No outro lado, na parte de baixo do aparelho, há o microfone e a entrada do microUSB e carregador.

As laterais não têm mistério, no lado esquerdo o botão único de volume, e no esquerdo, um único botão que serve para ligar, desligar, reiniciar o aparelho, tirar printscreens, etc. Na parte superior deste lado também há uma pontinha da antena.

A frente do aparelho é praticamente idêntica a outros aparelhos da família Galaxy, como o K Zoom e o próprio S5, já mencionado antes. A única diferença é que nestes dois últimos, os "botões" de voltar e processos não são "impressos" na tela, são identificados através de luzes, diferentemente do Gran Prime Duos. No meio destes botões há o característico - e único - botão frontal do aparelho. Na parte superior da tela de 5’’ - falaremos mais sobre ela, adiante - há o logo da marca, bem como o da família Duos, o microfone, a câmera frontal e os sensores do aparelho, como de proximidade e de luminosidade. Ahh, e a frente conta com um leve "afundamento" da tela em relação às bordas, isso para evitar arranhões em pequenas saliências da superfície caso você o largue com o visor para baixo.

As medidas do aparelho são: 144.7 mm de altura, 72.4 mm de comprimento e 8.6 mm de largura. O peso é de 152 gramas.

[CATEGORIA]40[/CATEGORIA]

O hardware do Samsung Galaxy Gran Prime Duos TV é - bastante - modesto. A tela, de 5 polegadas conta com a tecnologia TFT LCD, que melhora a qualidade de imagem em quesitos como contraste, por exemplo, mas apresenta apenas 960 x 540 pixels de resolução, isso a uma densidade de módicos 220 ppi. A tela multi-touch tem suporte para reconhecer até 5 toques simultâneos.

A tela tem mais um ponto negativo que é a ausência da já difundida tecnologia Gorilla Glass que serve para dificultar os riscos sofridos, dessa forma, você tem um telefone com maior sensibilidade aos danos no display. Display este que possui ainda a capacidade de exibir até 16 milhões de cores diferentes e um excelente sistema de touch, característico dos Galaxy. A qualidade da imagem e a vivacidade das cores também marcam um ponto a favor da tela, ainda mais se levarmos em conta que o smartphone não é nem mesmo em HD, ponto extremamente negativo. E infelizmente este não é o único ponto negativo em relação ao visor. Há ainda umas pequenas bordas pretas entre o que você vê, e a "carcaça" do aparelho.

O aparelho chegou rodando Android 4.4.2 pronto para receber o 4.4.4 e dentro dele um processador Qualcomm snapdragon 410 quad core 1,2 GHz Cortex A53 de 64 bits, 1 GB de memória RAM e GPU Adreno 306 de 0.4 MHz. Na prática tenho que informar que esta configuração dá uma péssima experiência ao usuário. Utilizar Facebook enquanto tem algum outro app pesado - ou não - no background é uma péssima ideia e gera chances altíssimas do telefone travar total, isso sem contar a constante demora para alternar entre os mesmos, saor de um app e ir para outro, etc.

[SPEC]14117,13601[/SPEC]

Logo que peguei ele precisei desativar a animação do desbloqueio da tela, pois demorava mais de 1 segundo para liberar a máquina após deslizar o dedo. O 1 GB de RAM é na verdade 882 MB utilizáveis, dos quais, pouco menos de 150 MB sobram ao usuário, apenas com o telefone ligado, sem rodar apps, games, etc.

Outro problema que me irritou muito foi quanto às configurações de Wi-fi. Por algum motivo tudo "congelava" e eu ficava sem internet até reiniciar o dispositivo. Funcionava assim: Eu estava em casa, conectado a minha wi-fi, e quando saía para o trabalho, por exemplo, ele ficava eternamente conectado à rede da minha casa, mesmo eu estando há quilômetros de distância e ao lado do roteador da empresa, cuja rede constava como "Fora do Intervalo". Não tinha o que fazer, só reiniciando o sistema.

No quesito armazenamento o modelo conta com 8 GB, destes, sobram pouco mais de 5.1 GB de armazenamento útil após descontarmos o que é ocupado pelo sistema. Como saída o smartphone recebe cartões MicroSD de até 64 GB.

Quanto à câmera temos uma boa surpresa. Como dissemos anteriormente, o Samsung Gran Prime Duos TV é um telefone voltado para selfies, entregando ao usuário uma câmera frontal de 5 MP, a maior da categoria (o Moto X de 2ª geração, o Zenfone 5 e o Zenfone 6 têm, todos, 2 MP) e maior até que alguns "superiores", como o Galaxy S5, LG G3 (2.1) e que o cameraphone Galaxy K Zoom (também 2 MP). A resolução máxima alcançada é de 2576 x 1932.

Veja o resultado em uma selfie da galera do escritório.

Já câmera traseira não passa a mesma segurança ao usuário e não se sobressai frente aos concorrentes. São 8 MP, aceitável, mas nada de mais (Moto G de 2ª geração e Zenfone 5 tem os mesmos 8 MP). A resolução máxima da câmera é de 3264 x 2448. Para ajduar nas fotos noturnas o aparelho conta com flash de LED. O zoom é digital de 4x.


Foto panorâmica

Foto feita com Zoom digital de 4x

E se você quer fazer filmes no seu Galaxy Gan Prime Duos TV terá suas necessidades atendidas, sem dúvidas. Com ele conseguimos filmar em Full HD, 1920 x 1080, a uma taxa de 30 quadros por segundo, extraindo o máximo da câmera. O único problema é que você precisará de um cartão de memória logo logo, afinal 5 gb vão esgotar-se-ão rapidamente em vídeos de 30 FPS. Nosso vídeo abaixo, de 57 segundos deu 117 MB.

Vídeo incorporado do YouTube

O som do aparelho, através do alto-falante externo é de boa qualidade, não distorce e alcança um volume respeitável. E como dissemos antes, o aparelho vem com um fone de ouvido bastante simples. O fio é comprido (ponto positivo), mas é bastante simples e feinho, sem os detalhes em metal, como em outros aparelhos da Samsung, e o pior: Um lado do fone é bem mais curto que o outro, tornando o uso dos fones uma experiência no mínimo estranha e desagradável. Tirando este detalhe de ter sido mal projetado funcional e esteticamente, o fone, embora não seja milagreiro, tem uma boa resposta para um acessório free. Ele ainda conta com um botão para controle de volume e para ligar/desligar uma ligação, bem como microfone.

Nos testes de benchmarks o aparelho conseguiu notas modestas. Destacando-se em alguns pontos, pecando em outros, confira:

Antutu

Vellamo

3D mark

A conectividade é bem ampla: Wi-fi 802.11 b/g//n 2.4 GHz, wi-fi direct, hotspot, bluetooth 4.0 A2DP/LE, A-GPS/Glonass/Beidou, HSPA+, 3G WCDMA, Quad Band (850/900/1800/1900), microUSB 2.0. A bateria de lítio tem 2.600 Mah, o que, em tese garante cerca de 1020 minutos de conversação com o 3G ativado. Durante minha experiência posso dizer que a bateria aguentou tranquilamente mais de 1 dia e meio de atividade, e quando a coisa "apertou", utilizei o recurso de economia de energia e meus 6% de bateria restante me garantiriam - se necessário - mais de 19 horas de vida.

[CATEGORIA]41[/CATEGORIA]

Como falado anteriormente, o smartphone sai de fábrica com a versão 4.4.2 do Android, sendo possível o upgrade para a versão 4.4.4 assim que você conectá-lo à internet. Quanto aos aplicativos embarcados, o modelo é bastante pobre. Nenhuma suíte de aplicações ou algo de especial.

Os usuários contam apenas com uma conta do DropBox (inclusive para dar uma ajudinha na falta de armazenamento interno) e muitos - e ótimos, diga-se de passagem - aplicativos do Google. Até mesmo os filtros da câmera são deficientes, pouquíssimos. Até o corretor automático de digitação é ruim, corrige as palavras muitas vezes corretas para algo errado; as dicas de acentuação por exemplo inexistem. Ele também não tem o recurso de aprender aquilo que você mais digita e assim começar a te auxiar personalizadamente com o tempo.

A grande atração não poderia ser outra senão a televisão digital, principal recurso e que, inclusive, é descrita no nome do aparelho. Aqui temos várias opções, como grade de programação, escolha de legenda e áudio, controle parental, etc. Bom, preciso dizer que na minha casa consegui pegar todos os canais digitais que consigo pegar na televisão convencional, porém, no prédio da empresa, circundado por morros, nenhum canal foi recebido no aparelho.

Ponto positivo para o aparelho é também a possibilidade de equipar 2 chips microsim nele e ficar deslizando pelas melhores ofertas das operadoras.

[CATEGORIA]42[/CATEGORIA]

[BUY]14117,false[/BUY]Agora vem a hora mais esperada do review, será que compensa comprar este Samsung Gran Prime Duos TV? Bom, por tudo que dissemos nos tópicos acima, não compensa não. O hardware fraco e o sistema cheio de travamentos e bugs ofuscam os pontos positivos, como a câmera voltada às selfies, ou a Tv digital que (quase sempre) funciona de boa. A câmera traseira não é excepcional, mas também não é ruim, porém, filma em Full HD, a uma taxa de 30 quadros por segundo. Pena a tela não ser nem mesmo HD para você ver seus super-vídeos.

Bom, se você realmente procura uma câmera frontal de qualidade, esse é o seu telefone, agora se você quer algum com bom hardware, desempenho e custo benefício, temos outras opções como o poderoso Zenfone 5 da Asus, ou, se estiver disposto a pagar um pouco mais, quem sabe o Zenfone 6 ou Moto X de 2ª geração? Até mesmo se você está pensando em escolher esse aparelho pela TV, saiba que há diversos apps que captam sinal de tv (ainda que analógico) e exibem na palma da sua mão.

[OBJ_REL]4[/OBJ_REL]