A Samsung pode finalmente resolver uma questão que muita gente pede há tempos: a velocidade de carregamento. Novos vazamentos ligados a One UI 8.5 reforçam que o Galaxy S26 Ultra deve chegar com um carregamento mais rápido, deixando para trás o limite atual de 45W. Mesmo sem citar números, tudo aponta para que o próximo super lançamento da marca chegue com carregamento de 60W.
Galaxy S26 Ultra vai melhorar velocidade do carregamento
Não é de hoje que se fala sobre o Galaxy S26 Ultra estar supsotamente recebendo melhorias no carregmento. Desta vez, porém, arquivos do firmware da próxima versão da interface, a One UI 8.5, começaram a circular na internet fazendo referências diretas ao termo "Super Fast Charging 3.0". Ao que tudo indica, o aparelho deixaria de lado a capacidade de 45W para agora ter 60W.
Parece pouca coisa, mas essa melhoria já traria melhores resultados na velcodiade do carregamento, um dos poucos pontos de crítica desses modelos da Samsung. Para se ter uma ideia, o Galaxy S25 Ultra leva 1h15 para completar a carga de 0 a 100% com sue carregador de 45W, o que é muito tempo, pricipalmente se compararmos com os chineses que possuem suporte a incríveis 100W e recarga completa em menos de 20 minutos, como é o caso do POCO F8 Ultra.
Para quem não lembra, foi lá em 2015 quando a empresa apresentou o primeiro "carregamento rápido" com 15W no Galaxy S6. Cinco anos depois, no Galaxy S20 Ultra, ela subiu para 45W, mas voltou atrás no S21 Ultra, que ficou limitado a 25W. Só no S22 Ultra, em 2022, o padrão de 45W voltou a valer.
Por que a Samsung não investe logo em 100W?
Com o Galaxy S26 Ultra, previsto para o início de 2026, tudo indica que a fabricante vai finalmente destravar velocidades mais próximas das que o mercado já pratica. Marcas chinesas chegam facilmente aos 100W, 150W e até 240W, mas isso sempre com protocolos próprios e, por isso, dependem de carregadores específicos para atingir esses números.
Já Samsung, Apple e Google tem uma certa cautela em apostas em toda essa capacidade por causa da compatibilidade. Essas empresas preferem continuar firmes no USB Power Delivery (PD), o padrão mais universal de carregamento rápido, que permite usar carregadores e cabos de marcas diferentes sem perda de desempenho.
Assim, se a Samsung realmente atualizar a capacidade do S26 Ultra para 60W, mas mantendo o PD, podemos dizer que já é uma melhoria importante, mas sem abrir mão da compatibilidade, o que também muita gente valoriza.
O que esperar do Galaxy S26 Ultra?
O Galaxy S26 Ultra deve trazer vários avanços. Um deles será a sua suposta bateria de 5.200 mAh. Embora não seja nada chamativo como aparelhos da Motorola e Xiaomi, podemos dizer que é um bom aumento, ainda mais por superar os mesmos 5.000 mAh vistos nos aparelhos Ultra desde 2020.
Espera-se que o smartphone traga um chip Snapdragon 8 Elite Gen 5, processador mais poderoso da Qualcomm até agora. Além do chip, o S26 Ultra deve trazer melhorias em memória e armazenamento, com RAM LPDDR5X e UFS 4.1, além de uma tela AMOLED de 6,8 polegadas com taxa de atualização variável. O conjunto de câmeras também segue robusto, com sensor principal de 200MP e zoom óptico de até 5x.






