A cada dia, novos modelos de celulares lotam as prateleiras das lojas e também os sites de vendas. Os aparelhos ficam obsoletos com uma velocidade muito grande, são tantas as novidades que fica difícil manter-se com o mesmo aparelho por anos.

Com a grande oferta de aparelhos mais sofisticados, as pessoas acabam seduzidas a adquirir um aparelho de melhor qualidade e equipado com novas tecnologias. Mas o que fazer com o aparelho antigo?

Se o atual aparelho ainda está em boas condições de uso, o ideal é mesmo tentar vendê-lo para algum amigo, conhecido, enfim, pessoas do seu círculo. Caso não consiga, também é possível oferecer o aparelho na sua rede social, através de grupos especializados em vendas.

Porém, se este não for o caso, e o seu aparelho estiver muito velho, ou mesmo sem funcionar, saiba que há sites brasileiros especializados em vender aparelhos usados e até mesmo que nem estejam em pleno funcionamento. Conheça alguns desses sites:

Brused: O site trabalha apenas com aparelhos da Apple, além dos famosos iPhones, o local também aceita iPads, iPods e Macbooks. Para fazer o negócio, basta apenas clicar na imagem que deseja comprar ou vender e depois selecionar as informações solicitadas.

Redial: No local é possível vender qualquer aparelho de qualquer as marcas. No campo da busca é necessário apenas digitar o nome do aparelho que deseja vender e responder algumas perguntas sobre as condições do aparelho, como se está funcionando bem, se há arranhões, e também o motivo da venda.

Ziggo: O site, além de comprar, também vende aparelhos usados. Também é necessário classificar o aparelho conforme as condições.

Veja outras alternativas para dar um fim ao seu aparelho antigo:

Caso você não tenha a intenção de vender o seu aparelho antigo, ou mesmo não tenha conseguido, saiba que colocar simplesmente o aparelho no lixo não é a melhor alternativa. Os aparelhos celulares possuem componentes nocivos ao meio ambiente e por essa razão, um descarte adequado é a melhor saída.

Então, se você realmente não pretende ficar com o aparelho antigo e pretende se desfazer, confira três dicas úteis:

1. Ligue para o SAC da marca: Algumas marcas possuem postos de coleta nas próprias lojas. A alternativa não é vantajosa ao proprietário, porém, o principal é saber que está contribuindo para o meio ambiente.

2. Reciclar:Algumas empresas reciclam os aparelhos antigos e aproveitam componentes do celular. Para saber quais empresas que oferecem tais serviços é possível ligar para a Prefeitura da sua cidade e perguntar sobre ONGs locais ou mesmo postos de reciclagem específicos para aparelhos celulares.

3. Doação:Se o celular ainda está funcionando, muitas instituições aceitam aparelhos antigos. Além de não descartar em um local inadequado, poderá deixar alguém feliz.

O importante é agir com responsabilidade.