Após enfrentar fortes críticas de seus consumidores pelo uso abusivo de plástico não muito resistente na produção de seus aparelhos e por alguns problemas de hardware; fizeram com que a Samsung mudasse sua visão em relação ao design de seus aparelhos.

Funcionários da própria companhia comentaram ao SamMobile que o manifesto positivo em relação ao HTC One, forte concorrente do Galaxy S4, tenha conseguido mudar o olhar da empresa com relação ao seu design. Não é de hoje que a Samsung usa o plástico na produção de seus tablets e smartphones, onde grande exemplo disso é a produção da linha do Galaxy S, que prima pelo uso deste material para cobrir a bateria do aparelho, deixando de lado o uso de metal, que é mais pesado e consequentemente mais caro.

Para os fãs do Galaxy S4, esperavam eles que o aparelho trouxesse mudanças, mas isso não ocorreu, continuando assim como suas versões anteriores, mas o S4 para muitos abusou no uso de plástico na sua composição, bem como na linha Note, que são um dos principais produtos da Samsung.

Lembrando claro, que o já mencionado concorrente, o HTC One é produzido em alumínio e assim sendo é um dos aparelhos com melhor qualidade e em muitos reviews, sendo colocado como o principal Android a ser combatido pela empresa sul-coreana.

Outro concorrente do Galaxy S4 que usa metal na sua composição, é o iPhone 5; mas de acordo com fontes não divulgadas pela SamMobile, isso já irá mudar no novo Galaxy Note 3, que não irá aparecer com o mesmo design do Galaxy S4, sendo que este aparelho irá primar por materiais de maior qualidade, sem a empresa informar quais serão os mesmos usado na produção deste.

O novo Galaxy Note 3 que ainda não fora anunciado, virá com tela de 6 polegadas full HD, câmera de 13 megapixels, sistema operacional Android 5.0, conexão LTE e um processador de oito core, o Exynos 5.