Com o abandono do MSN por parte da Microsoft e a migração dos usuários para o Skype, muitas dúvidas surgiram em relação às versões disponíveis.  Hoje podemos encontrar o Skype em diversos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, além de Smart TVs e, claro, desktops e notebooks, sejam com Windows, MacOS ou Linux.

Após a chegada do Windows 8, uma nova versão do Skype foi disponibilizada, otimizada especialmente para sistemas que utilizem o Windows 8 em conjunto com uma tela sensível ao toque, seja em tablets ou computadores.

Diferença entre as versões Windows Desktop e Windows 8

Entre as versões do Skype para Windows, temos as versões Skype para Windows 8 e Skype para Windows Desktop. Caso utilize o Windows 8, você é livre para escolher qual versão utilizar, mas caso use Windows XP, Vista ou 7, somente estará disponível para você a segunda opção.

Se você utiliza o Windows 8 e está na dúvida de qual versão utilizar, fique atento aos seguintes detalhes específicos da versão para Windows 8:

  • A versão do Skype para Windows 8 possui uma funcionalidade bem semelhante à versão para Windows Desktop, acrescido de uma integração muito maior com o sistema e com um design agradável e moderno.
  • É otimizada especialmente para sistemas que utilizem o Windows 8 em conjunto com uma tela sensível ao toque, seja em tablets ou computadores, e está sempre conectado, facilitando a comunicação com seus contatos através de uma interface simples e limpa;
  • Seus contatos ficam organizados em blocos, além de ser possível personalizar essas opções;
  • É possível iniciar uma conversa apenas clicando sobre o contato desejado. Seus favoritos estão na posição mais destacada no Skype;
  • As funcionalidades se concentram na página inicial, onde é possível ver seus contatos, favoritos e itens recentes, como mensagens e chamadas perdidas.
  • O Skype para Windows 8 é executado em modo de tela cheia, mas você pode usar facilmente outro aplicativo simultaneamente utilizando o snap view (divisão de tela) do Windows 8

Apesar das diversas novas funcionalidades da versão para Windows 8, ela ainda não está completa, e alguns itens encontrados na versão para Windows Desktop não estão presentes nesta versão, como por exemplo:

  • É possível somente alternar seu status entre Disponível e Invisível;
  • Seus contatos não são todos exibidos na tela inicial. Você deve clicar em Pessoas para ver todos seus contatos, ou simplesmente passe o dedo para a esquerda se utilizar uma tela sensível ao toque;
  • As conversas em grupo não são compatíveis com contatos do Messenger;
  • Não está disponível o recurso de chama com vídeo em grupo. Caso deseje utilizar, terá de instalar a versão para Windows Desktop;
  • A versão para Windows 8 também não é compatível com o compartilhamento de tela.

Agora você já está por dentro das principais diferenças entre as duas versões e pode escolher a melhor opção para conversar com seus amigos.