Tipos de Software - Você realmente sabe o que é um Software?

91 9 comentário(s) Daniel Paulino (@DanielPaulinoS)

Conheça os tipos de software. Desde o inicio a gente aprende que, tudo o que se refere às instruções passadas para o computador chamamos de SOFTWARE e que o conjunto de instruções que faz com que o computador funcione chamamos de PROGRAMA. Saiba aqui o que é realmente.

Desde o inicio a gente aprende que, tudo o que se refere às instruções passadas para o computador chamamos de SOFTWARE e que o conjunto de instruções que faz com que o computador funcione chamamos de PROGRAMA.

Geralmente os programas precisam ser instalados no Disco Rígido, em CD ou até disquetes e muitos rodam direto de PenDrives dispensando a instalação. Bom aprender que ao chamarmos (abrirmos) um programa ele é ?carregado? na memória (RAM), e assim passa a controlar operações especificas.

Como nosso intuito aqui é facilitar a vida dos leitores eu vou postar aqui uma pequena lista com algumas das categorias em que estes softwares se encaixam.

Definição:

Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bens de capital.

SOFTWARE DE SISTEMA

Geralmente dividido em SISTEMAS OPERACIONAIS e PROGRAMAS UTILITÁRIOS. Para começar os Sist. Operacionais são de grande importância, pois eles nos dão a opção de ?dizer ao computador o que ele deve fazer?. Dois exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Windows e o Linux. Os Prog. Utilitários geralmente são softwares de menor porte com funções mais especificas tipo: Verificação de Disco, Cópias de Segurança entre outros.

SOFTWARE APLICATIVO

Neste tipo de software se enquadram todos aqueles programas que são utilizados na execução de tarefas específicas. Posso citar vários exemplos mas os mais comuns são os processadores de texto, como o Word, que servem para trabalhar com os mais diversos tipos de textos, emitir etiquetas, e fazer formulários, as planilhas eletrônicas como o Excel são poderosas ferramentas de cálculos que facilitam tanto aquele trabalho árduo de matemática, fazer gráficos com real representação dos dados é uma coisa muito boa pra quem precisa e por último o que muitos usam mas não sabem o nome ao certo que são os Browsers ou Navegadores, softwares usados para navegar na Web, dentre eles os mais conhecidos atualmente são: Windows Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Opera e Safári.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Este tem como finalidade desenvolvimento de outros programas e sistemas de uso genérico. Utilizando este tipo de software um programador pode desenvolver sistemas como: Sistemas Contábeis, Administração de Empresas, Controle de Estoque/Venda/Compra etc.

SOFTWARES TUTORIAIS

Geralmente são usados para informar ou ensinar sobre determinado assunto, muito usados em treinamentos. Os conceitos transmitidos através desse software se restringem ao que foi previsto por uma equipe de desenvolvimento do mesmo.

SOFTWARE DE EXERCITAÇÃO

Similar ao software tutorial, mas aqui o usuário conta com maior interatividade através de resposta diante de questões que serão apresentadas.

SOFTWARE DE INVESTIGAÇÃO

Nesta categoria se enquadram todos os softwares que permitem a localização de diversas informações a respeito de diversos assuntos. As enciclopédias são normalmente classificadas nesta categoria.

SOFTWARE DE SIMULAÇÃO

Geralmente utilizados para simulações de situações da vida real. Dentre os mais conhecidos estão os simuladores de vôo e os gerenciadores de cidades, muito conhecidos pelo mundo jovem nos jogos, mas, quando pensamos em simuladores podemos errar a ligá-los somente a jogos, hoje eles são bastante usados em situações de treinamentos de pessoas para enfrentar casos no seu dia-a-dia.

SOFTWARE DE JOGOS

Geralmente são softwares relacionados a entretenimento para proporcionar lazer e diversão. Dispõem de muitos recursos interativos e existem de todos os tipos, desde estratégias até simulações reais de muitas coisas como corridas (Need for Speed) ate mesmo de vida como o Second Life.

SOFTWARES ABERTOS

São aqueles que permitem que o usuário produza com liberdade e criatividade, se classificam nessa categoria aqueles softwares de apresentações, bancos de dados,e vários outros.

Recomendamos para você
 

Comentários
Compartilhe com seus amigos:
Novidades
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...
  • 6,4
    Review Nokia Lumia 635
    Testamos hoje o Smartphone Nokia Lumia 635. Confira abaixo o que achamos.
  • 8,1
    Review Samsung Galaxy S5
    O smarphone primogênito da família Galaxy é a evolução de seus descendentes, evolução porque não há grandes novidades, m...



TOPO