Encontramos na internet diversos programas que não tem custo algum para se fazer download, dentro destes certamente estão os chamados softwares livres. Mas eles não se resumem à isso. A Free Software Foundation (FSF) descreve sua existência como

Uma organização sem fins lucrativos com a missão mundial de promover a liberdade do usuário do computador e defender os direitos de todos os usuários de software livre".

Segundo esta definição, a FSF é uma das fundações responsáveis por fiscalizar e organizar o leque de softwares livres espalhados pelo mundo, em outras palavras, os desenvolvedores de softwares devem seguir algumas diretrizes para enquadrar-se como software livre. Já não é mais tão simplório assim, é? A definição propriamente dita de "software livre" é: Aquele software que respeita a liberdade da comunidade dos usuários. O que significa esta liberdade? Significa que qualquer usuário tem caminho aberto para executar, estudar, distribuir, alterar, melhorar, piorar, copiar qualquer parte do software ou até mesmo ele por inteiro.

Você também pode associar as palavras Open Source (Código aberto) aos softwares livres. Este tema gera discussão entre os programadores e afins por conta de algum viés ideológico que diferencia de fato, um movimento do outro. A rigor, a diferença está na ideologia de cada parte. A Free Software Foudantion está voltada para o ativismo político e ideológico.

Um exemplo desta diferença pode ser descrito assim: A Adobe pode abrir o código fonte dos programas como Photoshop, InDesign, Corel Draw para visualização, mas não para cópia ou alteração. Sendo assim, os softwares podem ser considerados como Código Aberto, mas não como Software Livre. Pegou?

Só para confundir deixar mais claro, um programa de código aberto pode não ser um software livre. Mas o contrário é obrigatório, ou seja, todo software livre deve ter seu código aberto e disponível para alterar, acrescentar e etc. O movimento Open Source não pode ser citado se não for acompanhado do hacker Eric Raymond. Já os Softwares livres são encabeçados pelo hacker Richard Stallman. Mas vamos deixar as diferenças para os Softwares livres/Open Source contra os softwares proprietários (fechados/pagos).

Quais são os Softwares Livres mais utilizados?

Sistemas Operacionais:

Linux

Já ouviu falar, não é? Ele é talvez o Software Livre mais utilizado no mundo. Foi criado pelo finlandês Linus Torvalds, é inspirado no sistema Minix e está sob a licença GPL (General Public License) que libera para cópia, estudo, modificação entre outras opções de alteração do seu código fonte. Apoia a utilização de software como LibreOffice - também software livre - além de outras categorias de programas concorrentes aos famosos e proprietários como o Gimp e não CorelDraw.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

OpenSolaris

Projeto da Sun Microsystems, posteriormente adquirida pela Oracle, utiliza uma plataforma semelhante ao Linux e tem a licença GNU GPL. Inicialmente era um software proprietário, entretanto foi abrindo gradativamente seu código. O Solaris é uma versão do UNIX System V Release.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

Ferramentas de Desenvolvimento:

Compilador C: GCC

Conhecido inicialmente como GNU Compilador para C, suporta nos dias de hoje diversas linguagens além da original "C", com C++, Java, Ada e Fortran. Um software livre que atende à licença GPL e funciona em sistemas operacionais como UNIX, Linux e OS X.

Eclipse

Utilizado para desenvolver aplicações em Java. Por meio de plug-ins, outras linguagens podem ser utilizadas: C, C++, Fortran, Java Script, PHP, entre outros. O programa é "desenhado" quase totalmente em Java e a base do código é originária da IBM VisualAge. O Eclipse possui o código aberto, entretanto não é compatível como a licença GNU.

NetBeans

Outro software de código aberto. Ambiente para desenvolvimento nas linguagens convencionais (Java, C, C++, PHP, Groovy). O programa é desenvolvido pela Oracle e funciona em múltiplas plataformas, como Windows, Linux, Mac OS. Foi criado em 1996 e é um dos mais utilizados neste segmento.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

Servidor:

Apache

O software livre de código aberto é um dos servidores HTTP mais utilizados no mundo. Criado em 1995 por Rob McCool, funciona em diversas plataformas operacionais (Windows, OS/2, Linux, Unix).

Quais são os softwares livres mais utilizados?

Banco de Dados:

MySQL

O sistema de gerenciamento de banco de dados que utiliza linguagem SQL (Structure Query Language). Foi criado na Suécia durante a década de 80, porém em 2008 a Oracle comprou por mais de R$ 1 bilhão de dólares a empresa Sun Microsystems e junto com ela, todos os seus softwares. O MySQL é um dos mais utilizados no mundo. Para ter uma ideia da popularidade do programa, usuários como NADA, Nokia, Sony, Google e outras gigantes empresas conhecidas no mundo.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

Usuário Final:

VLC

O VLC media player é um excelente reprodutor multimídia, usado no mundo todo. Está disponível para todas as plataformas e sistemas operacionais. O software é leve, muito rápido e é capaz de rodar quase todos os formatos de áudio e vídeo disponíveis no mercado. Seguindo a tendência, o VLC já tem suporte para formatos em HD e aceleração gráfica. Este software é um dos que prova que os softwares livres podem ser tão excelentes quanto os softwares proprietários, muito por conta das constantes melhorias em seu código aberto.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

GIMP

O nome GNU Image Manipulation Program lhe diz alguma coisa? Então, o GIMP é um programa de código aberto licenciado pela GPL (General Public License). Foi criado explicitamente para ser uma alternativa livre ao uso do Adobe Photoshop. O programa roda em qualquer sistema operacional.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

WordPress

O sistema de gerenciamento de conteúdo na Web tem seu foco direcionado para a confecção de blogs, é escrito em PHP com banco de dados em MySQL. Junto com Blogger, é um dos mais importantes criadores de blogs disponíveis na web por conter ferramentas diferenciais. O Wordpress foi criado em 2003 e atente à licença GPL versão 2.

Quais são os softwares livres mais utilizados?

A lista de programas livres e de código aberto é muito extensa para citar todas aqui, os exemplos que citamos acima são simplesmente alguns dos mais conhecidos e utilizados no mundo. Se você utiliza algum deste programas ou tem outras opções de Software Livre ou Open Source pra compartilhar, comente logo abaixo.