O YouTube mudará em breve a forma como as propagandas são exibidas nos vídeos. A plataforma de streaming de vídeos pretende remover os "anúncios de sobreposição", aqueles banners de propagandas que ficam "flutuando" na região inferior do vídeo.

Quando os "anúncios de sobreposição" aparecem em um vídeo, eles costumam pausar o video ou escurecer a tela de reprodução no aplicativo do YouTube para desktop ou acessar o site via navegador. De acordo com o Google, a decisão foi tomada através de uma publicação no Fórum de Ajuda do YouTube, onda a sugestão foi confirmada devido ao "formato de anúncio herdado" foi considerado como "perturbador para os espectadores".

Anúncios de sobreposição no app do YouTube para computador e em navegadores serão removidos. Fonte: Oficina da Net
Anúncios de sobreposição no app do YouTube para computador e em navegadores serão removidos. Fonte: Oficina da Net

É importante mencionar que o tipo de anúncio mencionado acima não está presente nos aplicativos mobile (para celulares e tablets) há um bom tempo. Atualmente são utilizados anúncios com tempo determinado de obrigatoriedade para visualizar.

Você pode conferir abaixo o comunicado do YouTube a respeito da remoção dos "anúncios de sobreposição".

A partir de 6 de abril de 2023, o formato de anúncio "Anúncios de sobreposição" não aparecerá mais no YouTube para ajudar a melhorar a experiência do espectador e mudar o engajamento para formatos de anúncio de melhor desempenho em computadores e dispositivos móveis. Os anúncios de sobreposição são um formato de anúncio herdado que é veiculado apenas em computadores e atrapalha os espectadores. Esperamos ver um impacto limitado para a maioria dos criadores à medida que o engajamento muda para outros formatos de anúncio.

Outros formatos de anúncio serão criados para o YouTube

Os desenvolvedores do YouTube informaram que com remoção dos anúncios de sobreposição, haverá a implementação de "outros formatos de anúncio". Entretanto, não se sabe ainda quais serão os formatos de exibição de propagandas adotados.

Quando os anúncios de sobreposição no YouTube serão removidos?

A partir do dia 6 de abril de 2023 não será mais possível ativar ou adicionar os "anúncios de sobreposição" no YouTube Studio ao acessar as opções de monetização.