A partir desta quarta-feira (1º), entra em vigor um novo sistema de monetização para os vídeos do YouTube Shorts. As novas regras substituem o antigo YouTube Shorts Fund e oferecem melhores vantagens aos criadores de conteúdo. Com isso, somente aqueles que assinaram os contratos anteriormente poderão participar dos lucros. Aqueles que aproveitaram o financiamento por fãs (Fan Funding) terão outros critérios.

YouTube começa a monetizar vídeos do Shorts; veja os requisitos

YouTube começar monetizar Shorts, mas existem algumas regras. Fonte: Oficina da Net
YouTube começar monetizar Shorts, mas existem algumas regras. Fonte: Oficina da Net

Para se qualificar ao novo programa de monetização do YouTube Shorts, é necessário ter pelo menos mil inscritos e 10 milhões de visualizações nos posts dos últimos 90 dias. Também é possível se qualificar com mil inscritos e 4 mil horas de exibição no último ano. Os parceiros também terão acesso a diversos recursos, incluindo vídeos longos.

Apenas conteúdos originais são elegíveis para monetização. Vídeos de filmes, música e compilados de outros canais não são aceitos.

YouTube recomenda: Aproveitem!

O YouTube recomenda que os criadores aceitem todos os módulos de monetização para aproveitar ao máximo o potencial de ganhos da plataforma. Estes incluem o "Manutenção de Shorts", o "Módulo de monetização da página de exibição" e o "Adendo de produto comercial".

Depois de se inscreverem, os criadores de conteúdo do YouTube Shorts terão seus canais avaliados para verificar se atendem às políticas de monetização. Estas políticas se aplicam a todos os participantes ou interessados no programa de parceiros.