O YouTube finalmente vai permitir que os criadores de conteúdo utilizem músicas protegidas por direitos autorais sem desmonetizar os vídeos. Através de um programa chamado "Creator Music", a plataforma de streaming de vídeos irá desbloquear músicas licenciadas. Os youtubers poderão utilizar em breve músicas licenciadas em seus vídeos sem perder a monetização ou ter o conteúdo bloqueado.

Anteriormente, qualquer música ou trecho dela que estivesse no vídeo e possuísse direitos autorais ou fosse licenciada, iria ativar o algoritmo do YouTube que bloquearia o envio do vídeo ou deixaria o trecho onde a faixa foi reproduzida mudo.

Programa "Creator Music" do YouTube: Como irá funcionar

Músicas licenciadas poderão ser utilizadas em vídeos no YouTube sem desmonetizar. Fonte: Oficina da Net
Músicas licenciadas poderão ser utilizadas em vídeos no YouTube sem desmonetizar. Fonte: Oficina da Net

Basicamente o programa Creator Music possui um catálogo com curadoria (seleção) de "músicas populares" para criadores de conteúdo. Ao utilizar faixas desta seleção, não haverá nenhum impacto negativo na monetização dos vídeos. Segundo o YouTube, foram feitos acordos com mais de 50 gravadoras, editoras e distribuidoras.

O YouTube diz que reuniu "várias centenas de milhares" de músicas para os criadores de conteúdo utilizarem através do Creator Music. Entretanto, como a maioria das músicas licenciadas vem com royalties, pode ou não haver um preço cobrado para o uso delas. O youtuber pode obter certas faixas com direitos autorais pagando uma taxa de licenciamento predeterminada e manter a receita gerada, mas esta é somente uma das opções.

É possível compartilhar a receita gerada pelas propagandas dos vídeos com os detentores da licença. Neste caso, não será cobrado nada inicialmente pela utilização da faixa. Entretanto, o criador de conteúdo terá de dividir seu ganho de 55% (o restante fica para o YouTube) ao meio, ou seja, ele ficará com 27,5% e o detentor da licença terá os outros 27,5%.

No que o Creator Music do YouTube irá ajudar?

Com a nova opção de inserção de músicas com direitos autorais do YouTube através do Creators Music, os youtubers poderão evitar mais facilmente uma penalidade na plataforma por ter utilizado uma faixa licenciada. Entretanto, o catálogo ainda é limitado.

Lançamento e disponibilidade

No momento o programa Creator Music do Youtube está disponível somente nos Estados Unidos e exclusivamente para beta testers. A previsão é que o novo recurso esteja disponível em outros países em 2023.

Fonte: YouTube