O YouTube anunciou que irá esconder a contagem de dislikes nos vídeos para evitar movimentos de antipatia por alguma razão. O objetivo da plataforma de streaming é impedir que pequenos criadores de conteúdo sejam alvo de ataques antipáticos ou assédio e, ao mesmo tempo, trazer "interações respeitosas entre os espectadores e criadores". O botão de dislikes ainda estará disponível nos vídeos, porém o número de vezes que ele foi pressionado aparecerá somente para o autor.

YouTube vai deixar de exibir número de dislikes

Até chegar a decisão de retirar o número de dislikes nos vídeos, a empresa realizou alguns testes, quando no final de março, chegou a usar um pequeno grupo de usuários para avaliar a possibilidade de esconder a contagem de dislikes. Agora, de acordo com a empresa, a contagem de dislikes irá desaparecer aos poucos para todos os usuários.

Sem os números, a taxa de dislike é menor

De acordo com o YouTube, seus testes mostraram que ocultar o número de dislikes dos vídeos fez com que os espectadores ficassem menos propensos a utilizar o botão para atacar o criador de conteúdo. Entretanto, essa mudança provavelmente não fará com que a prática de ataques pare por completo, pois a opção de apertar o "dislike" ainda estará disponível e o autor do vídeo ainda poderá ver quantas vezes o botão foi utilizado.

A ideia dos desenvolvedores é fazer com que espectadores bem-intencionados deixem comentários privados para os criadores de conteúdo ou utilizem o "dislike" para ajustar as recomendações de vídeos.

Instagram e Facebook oferecem a opção de ocultar as curtidas

Em maio deste ano, o Instagram e o Facebook disponibilizaram para seus usuários a opção de ocultar a contagem de "likes" em seus aplicativos. A prática vem se tornando cada vez mais comum entre as redes sociais, entenda em detalhes qual o pensamento da Meta (antigo Facebook) sobre o assunto.