Recentemente o YouTube começou a implementar três novos recursos presentes na plataforma de streaming voltada para jogos Twitch. Agora será possível limitar o bate-papo apenas para assinantes, criar enquetes e até criar clipes de streams de jogos.

As funcionalidades citadas acima já existem há um bom tempo na Twitch e são recursos muito úteis para os streamers envolverem seus inscritos. A ferramenta de limitar o chat pode ajudar a moderar os inscritos, trazendo mais organização durante a interação e tornando mais atrativa a assinatura do canal. Já as enquetes acabam por facilitar diversas decisões sobre criação de conteúdo ou opinião sobre algum assunto específico tratado pelo streamer.

Clipes

Clipes no Youtube
Clipes no Youtube

Os clipes são uma ferramenta um tanto quanto útil, pois muitas vezes as live streams duram várias horas. Ao utilizar o recurso, é possível capturar trechos e compartilhar somente os destaques, facilitando a disseminação do conteúdo abordado durante as transmissões. Entretanto, infelizmente o YouTube está limitando a funcionalidade, permitindo que somente os canais com mais de 1000 seguidores possam utilizá-lo. Porém, acredita-se que eventualmente a função seja liberada para todos.

Enquetes

A funcionalidade de enquetes durante as lives também será disponibilizada aos criadores de conteúdos. Os proprietários de canais podem criar e gerenciar enquetes ao vivo em transmissões e Estreias. Depois que uma pessoa votar, não será possível mudar o voto.

Enquetes nas lives
Enquetes nas lives

Moderar chat

A moderação de chat já existe e será aprimorada. O YouTube oferece ferramentas para ajudar a prevenir assédio e fazer com que os espectadores se sintam seguros.

Serviços de streaming para jogos

Além do YouTube Gaming e do Twitch, ainda temos outros serviços de live stream de jogos como o Facebook Gaming. Tanto o serviço da Google quanto o do Facebook têm crescido, embora o Twitch ainda represente dois terços de todas as visualizações. Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer para o YouTube, mas não há dúvidas de que a plataforma tem melhorado cada vez mais.

O que achou da novidade adicionada pelo YouTube? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!