Há aproximadamente 4 meses o YouTube implementou nos EUA uma nova capacidade em sua plataforma para competir com o TikTok, o YouTube Shorts, que nada mais é do que a publicação de vídeos curtos com uma interface voltada para esse tipo de conteúdo. Agora, o YouTube está expandindo os Shorts para 100 países no mundo. Anteriormente, os usuários conseguiam acessar os vídeos no formato do "Shorts" colocando na busca "#shorts". A diferença é que agora, além de visualizar os vídeos, é possível publicá-los também.

Como o YouTube Shorts funciona?

Com o YouTube Shorts, os usuários poderão publicar vídeos curtos de 15 a 60 segundos aproximadamente. Estas publicações estarão na página principal do aplicativo YouTube e irão exibir o título e número de visualizações do conteúdo. Ao selecionar algum dos vídeos do "Shorts", o usuário irá visualizar o conteúdo no formato vertical ao invés do horizontal utilizado no restante da plataforma de streaming de vídeos.

Youtube Shorts
Youtube Shorts

A interface de edição de vídeos para o "Shorts" é simples, mas exibe as camadas de inserção separadas para ter mais flexibilidade na criação de conteúdos criativos. Algo interessante de se utilizar é o áudio de outros vídeos em sua publicação. Além disso, também é possível adicionar efeitos, letras, animações, filtros, músicas, entre outras opções.

Interface de edição do YouTube Shorts. Fonte: YouTube
Interface de edição do YouTube Shorts. Fonte: YouTube

Planos para futuras implementações no YouTube Shorts

Há planos para futuramente ser possível inserir cenas de outros vídeos em um novo, porém ainda não há previsão para esta implementação. Além disso, ainda há a questão da monetização do conteúdo que é publicado no "Shorts", algo que o YouTube também pretende adicionar dentro da nova modalidade de publicação.

O que você achou da novidade? Compartilhe conosco a sua opinião, marque-nos (@oficinadanet) nas redes sociais!