Em uma década marcada pela ascensão da internet, na qual a privacidade dos internautas está cada vez mais vulnerável, é fundamental que as empresas invistam em tecnologia e infraestrutura para proteger seus serviços e usuários. E com a Google, não é diferente: dona do YouTube, a empresa criou uma configuração em que é possível excluir automaticamente o seu histórico de navegação na plataforma.

Anteriormente, o procedimento de exclusão do histórico já era permitido, porém, devia ser feito manualmente pelo usuário. A partir das reclamações dos mesmos, a Google buscou incrementar e aprimorar o seus sistema, tornando então, o processo automático.

Confira abaixo, como configurar o YouTube para que a exclusão do histórico da conta ocorra de forma automática.

O que é o YouTube?

O YouTube é considerada uma plataforma na qual compartilham-se vídeos. Ela possui sede em San Bruno, na Califórnia. Foi criado por três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, em fevereiro de 2005. Em 2006, a Google comprou o site, e desde então o YouTube é uma das subsidiárias da Google.

As visualizações diárias estão estimadas na cada dos milhões. A média é que aproximadamente 30 milhões de vídeos são vistos diariamente. Qualquer pessoa pode acessar o YouTube sem fazer login, pois a plataforma conta com diversos vídeos gratuitos. A opção de contas se faz necessário para acessar vídeos que são classificados para maiores de 18 anos.

Estima-se que no Brasil, o YouTube seja o quarto site mais acessado do país. Ele fica atrás apenas da versão em domínio brasileiro do Google, do Facebook, e da versão internacional do Google.

Como excluir automaticamente seu histórico do YouTube do dispositivo móvel

Você pode configurar a exclusão automática do histórico diretamente do seu smartphone ou tablet. Isso é conveniente porque mais de 50% de toda a audiência do YouTube vem dos aplicativos móveis do serviço de vídeo. Entenda abaixo, como programar a exclusão automática.

Passo 01: Para começar, abra o aplicativo YouTube;

Passo 02: Em seguida, toque no avatar da sua conta no canto superior direito do aplicativo;

Passo 03: Role até o final da lista e selecione a opção "Configurações";

Passo 04: Desça até a seção "Histórico e privacidade";

Passos 01 até 04
Passos 01 até 04

Passo 05: Selecione a opção "Gerenciar todas as atividades";

Passo 06: A seguir, opte pela opção "Exclusão automática";

Passo 07: Aparecerão 4 opções de escolha:

- Opção A) Excluir automaticamente atividades com mais de 3 meses;

- Opção B) Excluir automaticamente atividades com mais de 18 meses;

- Opção C) Excluir automaticamente atividades com mais de 36 meses;

- Opção D) Não excluir automaticamente.

Passos 05 até 07
Passos 05 até 07

Passo 08: Caso você opte por alguma das opções entre A e C, aparecerá uma tela confirmando a operação. A página Atividade histórico do YouTube explicará o que sua decisão significa. Ele também listará vários exemplos de histórico de vídeo que serão automaticamente excluídos.

Pronto! Seu YouTube estará configurado para excluir automaticamente o seu histórico de navegação.