O YouTube em breve passará a permitir que os inscritos possam criar e compartilhar clipes de vídeos de seus canais preferidos. Um pequeno número de criadores já está testando a nova ferramenta de recorte durante esse teste inicial, incluindo alguns canais de jogos. O recurso já está disponível para versão desktop e Android, chegando em breve para dispositivos com iOS.

Os canais nos quais a nova ferramenta está ativa, terão um ícone de clipe (uma tesoura) na barra inferior dos vídeos, junto aos ícones de polegar para cima / baixo e de compartilhamento. Usando um controle deslizante, você pode criar um clipe com duração de 5 a 60 segundos, adicionar um título e compartilhá-lo em suas redes sociais.

Você não cria um novo vídeo ao fazer um clipe. Em vez disso, você terá um segmento em loop do conteúdo original que pode compartilhar. O YouTube observa que o recorte é um recurso altamente solicitado e atualizará a ferramenta com base no feedback dos usuários.

Os clipes das transmissões ao vivo aparecerão depois que a transmissão terminar e se tornar um vídeo normal. O recurso não estará disponível em vídeos feitos para crianças, estreias ao vivo e transmissões ao vivo com mais de oito horas de duração ou que não tenham DVR ativo.

Os clipes desaparecerão se o vídeo original for excluído ou se o criador tornar o vídeo privado, mas ainda estarão disponíveis se um criador definir um vídeo como não listado. Além disso os clipes que duram mais de 30 segundos poderão incluir anúncios.

A Twitch tem esse recurso de clipes há anos. Compartilhar um trecho de um streamer que em determinado momento do jogo fez algo impressionante ou simplesmente cometeu aquela gafe que se transforma em meme, faz todo o sentido para o criador e também seus seguidores e inscritos, a ferramenta será muito bem vinda no Youtube.