O YouTube é a plataforma de vídeos online mais conhecida, e com certeza a mais utilizada em todo o mundo. Com toda a sua popularidade, a plataforma é muito utilizada para divulgar vídeos que ensinam a consumir conteúdos, utilizar programas e outros sistemas de forma gratuita, quando na verdade necessitam de pagamento. Para evitar que isso continue ocorrendo, o Google anunciou uma mudança significativa em suas regras.

Não é só o YouTube que possui vídeos que disseminam a pirataria em diversos segmentos, mas a sua detentora dá agora um grande passo para combater esse ato criminoso. O portal TorrentFreak teve acesso a um documento que revela informações importantes sobre essa nova regra de uso envolvendo o YouTube.

De acordo com a documentação, a partir de setembro de 2020, qualquer conteúdo perigoso e nocivo como vídeos que ensinam práticas de pirataria estão proibidos na plataforma.

YouTube contra a pirataria

Basicamente, qualquer vídeo ou publicação que contenham "instruções de como evitar o pagamento de serviços ou conteúdo digital" estão sendo removidos do serviço. Isso significa que a partir de então, os vídeos não podem em hipótese alguma explicar como usar programas e jogos "crackeados", sites de mídia pagos, criação ou divulgação de listas de canais IPTV ou qualquer outra tecnologia que se possa utilizar de forma gratuita, quando na verdade é necessário efetuar um pagamento pelo serviço ou produto.

Além disso, o Google tomou partido contra a disputa de nome registrada na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) sobre um serviço que é capaz de baixar os vídeos da plataforma sem a devida autorização. O YouTube também está proibindo qualquer vídeo que ensina a realizar trapaças ou roubos. No documento analisado, a informação fala sobre a proibição de conteúdos que mostram "aos espectadores como roubar bens tangíveis ou promover comportamento desonesto".