Na tentativa de eliminar discursos de ódio, bullying e outros comentários desagradáveis em sua rede social, o YouTube está implementando uma novidade em seu sistema. Agora a empresa irá utilizar lembretes para comunicar aos usuários que forem fazer observações sobre os vídeos dizendo para "manter os comentários respeitosos". A janela aparecerá quando o site detectar que a pessoa está fazendo um comentário que pode vir a ser ofensivo.

A novidade está chegando, por enquanto, nos smartphones Android e provavelmente será implantada em outras plataformas do YouTube também. A funcionalidade é parecida com a que foi implantada recentemente pelo Instagram.

Como irá funcionar

Antes que o comentário seja postado, se o sistema do YouTube detectar palavras que venham a ser ofensivas, um pop-up irá aparecer lembrando você para "manter os comentários respeitosos". Depois do aviso, o usuário poderá editar seu texto ou postá-lo de qualquer maneira. O YouTube diz que este lembrete não quer dizer que o comentário viola necessariamente as regras ou que será removido.

YouTube irá rever a monetização de seus vídeos

Em 2021 o YouTube se comprometeu a rever suas políticas de monetização. A empresa diz que tem "ouvido as preocupações" dos criadores de conteúdo e afirma que não possui atualmente uma boa forma de analisar as queixas devido à falta de dados sobre como os produtores se identificam. Para tentar resolver este problema, a companhia irá pedir que os donos dos canais divulguem de forma voluntária suas informações como, por exemplo, gênero, orientação sexual, raça e etnia, para que facilite a identificação de preconceito contra grupos específicos em sua plataforma de streaming.

No blog do YouTube foi dito:

"Em seguida, veremos de perto como o conteúdo de diferentes comunidades é tratado em nossos sistemas de busca, descoberta e monetização. Também procuraremos possíveis padrões de ódio, assédio e discriminação que podem afetar algumas comunidades mais do que outras."

O que achou das ações que o YouTube está fazendo e pretende fazer em sua plataforma? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!