Recentemente, o YouTube publicou em seu blog um anúncio, onde foi dito que em breve irá implementar um novo sistema que se utilizará de IA, que tem como objetivo adicionar de forma automática restrição de idade aos vídeos publicados na plataforma. Atualmente a empresa conta com uma equipe de revisores de conteúdo para selecionar os vídeos que não são apropriados para usuários menores de 18 anos. A companhia pretende começar a utilizar machine learning para que seu sistema consiga revisar o conteúdo da plataforma de maneira eficiente.

Apesar do desenvolvimento deste novo sistema para auxiliar na tarefa de evitar que crianças assistam conteúdo impróprio para a sua idade, os produtores de conteúdo poderão recorrer a assistência do YouTube caso não concordem com alguma decisão tomada pela IA da plataforma.

Quem tentar acessar os vídeos em sites de terceiros, o YouTube afirma que estes espectadores serão redirecionados ao site ou app mobile da plataforma, onde será necessário realizar o login para comprovar que possui mais de 18 anos. Os desenvolvedores do YouTube dizem que "Isso ajudará a garantir que, não importa onde um vídeo seja descoberto, ele só será visualizado pelo público apropriado".

YouTube já tomou multas milionárias devido ao acesso de seu conteúdo por menores de idade

Esta ação que o YouTube está tomando é devido a diversos escândalos que houve na rede social de streaming de vídeos, indo desde abuso infantil até coleta de dados pessoais de crianças sem o consentimento dos pais. Este último caso citado obrigou a empresa a pagar uma multa de US$170 milhões no ano passado.

YouTube Kids

No final do ano passado o YouTube chegou a lançar uma versão web (para acessar através de navegadores como Chrome e Firefox no PC) do app mobile YouTube Kids. O aplicativo voltado para crianças menores de 13 anos possui um conteúdo que passa por uma curadoria e possui diversas funcionalidades para que os pais tenham controle sobre o que seus filhos veem na plataforma.

O que você achou da ação que o YouTube está tomando com relação a restrição do conteúdo postado em sua plataforma para usuários menores de idade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!