O modo escuro do YouTube enfim está chegando para o aplicativo do serviço para Android. O recurso, que foi anunciado em março para aparelhos móveis, inicialmente foi disponibilizado apenas para iOS. Porém, no final da semana passada, também começou a aparecer para usuários da plataforma do Google.

Assim, ao ser ativado, o modo escuro aplica no fundo do aplicativo uma tonalidade cinza bem intensa e deixa as letras em tons claros. O objetivo é acabar com o excesso de claridade da interface e com isso, diminuir a fadiga visual, em especial quando o aplicativo for acessado à noite.

YouTube com modo escuro chega para o Android.
YouTube com modo escuro chega para o Android. Usuários estão começando a receber a novidade.

Vale mencionar que tudo isso é uma tendência, já que cada vez mais aplicativos e serviços online recebem um modo escuro. Exemplo disso é da Microsoft, que liberou o dark mode para todos os usuários do Outlook.com na última semana.

Em relação ao YouTube, a versão web da plataforma recebeu um modo escuro há pouco mais de um ano. Deste modo, é possível ativá-la a partir do menu de configurações no canto direito superior.       

O sistema é semelhante para usuários iOS. O modo escuro aparece disponível no menu do canto direito superior, o mesmo serve para Android. Como diferença, é que no Android a funcionalidade está chegando de modo progressivo para a plataforma. O Google ainda não confirmou se está ou não liberando a plataforma para todos os usuários.

Ao que tudo indica, a novidade é para valer, e não somente um teste. De acordo com os usuários que já receberam o recurso, uma notificação aparece no aplicativo para comunicar a disponibilidade, o que é uma característica de uma chegada definitiva de uma funcionalidade.

Assim, é bastante provável que em breve, caso não tenha ainda recebido o recurso, chegue a sua vez.