Na manhã desta terça-feira (10), um ataque hacker acabou tirando do ar uma série de vídeos musicais populares da plataforma. O vídeo da música "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee, com mais de cinco milhões de visualizações no YouTube acabou sendo apagado pelos hackers. Porém, no momento em que está notícia é escrita o vídeo já encontra-se no ar novamente. Além deste, vídeos de outros artistas, como Selena Gomez, Drake, Shakira, Taylor Swift, Katy Perry e Chris Brown também foram excluídos.

Contudo, ainda não se tem informações sobre como os hackers tiveram acesso para excluir os vídeos, cogita-se que possam ter acessado às contas dos responsáveis pelas publicações dos vídeos ou ainda, que tenham conseguido acessar os servidores da Vevo, uma vez que todos os artistas que tiveram suas publicações apagadas utilizaram a plataforma Vevo.

Ao remover o conteúdo dos vídeos, os hackers colocaram no lugar imagens da série "La Casa de Papel". Veja na imagem abaixo obtida pelo site The Verge.

 

Imagens de La Casa de Papel
Imagens de La Casa de Papel foram colocadas no lugar dos vídeos de música

Já segundo informações da BBC, o grupo de hackers teriam colocado um grupo de pessoas mascaradas, auto intitulando-se de Prosox e Kuroi´sh, no lugar do vídeo de "despacito", além de mensagens exigindo a libertação da Palestina. No Twitter, um dos responsáveis pelo ataque teria informado que apesar do ataque, ama o YouTube.

O site The Verge teria entrado em contato com o Google para verificar sobre a violação, mas foi orientado a entrar em contato com a Vevo, onde um porta-voz da plataforma teria dito ""Estamos trabalhando para restabelecer todos os vídeos afetados e nosso catálogo para ser restaurado para o pleno funcionamento. Continuamos a investigar a fonte da violação ".

Uma nota enviada pelo YouTube no final da manhã ao The Enemy, informou "Depois de ver uma atividade de upload incomum em alguns canais da VEVO, trabalhamos rapidamente com nosso parceiro para desativar o acesso enquanto eles investigam o problema".