Nesta terça-feira (17), a Xiaomi anunciou que está encerrando a MIUI, a interface usada em seus celulares, e substituindo-a pela nova HyperOS. Essa nova interface ainda é baseada no Android, mas agora inclui recursos do Vela, sistema operacional mobile desenvolvido pela própria Xiaomi. A estreia da HyperOS deve acontecer junto com o lançamento do Xiaomi 14, programado para ser lançado ainda neste mês na China.

Xiaomi substitui a MIUI pela nova interface HyperOS

O anúncio da mudança foi feito pelo próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun, em suas redes sociais. Quando questionado sobre o lançamento global da HyperOS, um executivo da Xiaomi afirmou que a interface deve chegar primeiro na China, mas estará disponível em outros países a partir de 2024. Até agora, a empresa não divulgou imagens da nova interface, apenas o logotipo.

Anúncio feito por Lei Jun, CEO da Xiaomi, pelo Weibo (Imagem: Reprodução)
Anúncio feito por Lei Jun, CEO da Xiaomi, pelo Weibo (Imagem: Reprodução)

A Xiaomi projetou essa nova interface com foco na integração com a Internet das Coisas (IoT). Considerando que a Xiaomi fabrica uma variedade de produtos eletrônicos, desde celulares até panelas de arroz, adotar um sistema operacional que integra todos esses equipamentos a um sistema único é uma estratégia interessante.

Vale lembrar que por 13 anos a MIUI foi a interface padrão nos dispositivos móveis da Xiaomi, e agora ela será substituída de forma gradual. Os smartphones compatíveis com a HyperOS receberão a atualização assim que a Xiaomi liberar. A empresa ainda não revelou detalhes sobre os recursos da HyperOS e nem a lista de modelos compatíveis com a atualização.

Xiaomi 14 com HyperOS e Snapdragon 8 Gen 3 vem aí

O Xiaomi 14 será o primeiro smartphone a utilizar a nova interface HyperOS. Seu lançamento deve acontecer já na próxima semana, no dia 27 de outubro. Além da nova interface da Xiaomi, o aparelho deve também ser uma dos primeiros lançamentos com o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, modelo de chipset que está previsto para ser lançado também na semana que vem, no dia 24 de outubro.