Com a evolução da tecnologia, os smartphones agora são mais do que simples aparelhos de comunicação - são extensões vitais das nossas vidas digitais. Nesse cenário, o "Modo Segurança" surge como uma ferramenta valiosa na proteção dos dados e informações pessoais dos usuários de Android. Neste artigo, veja em detalhes o que é o Modo Segurança, seu propósito e como ele pode ser um escudo eficaz contra ameaças cibernéticas.

Como ativar o Modo Segurança no smartphone Samsung?

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Desligue o smartphone. Em seguida, pressione o botão de ligar + botão Diminuir Volume;

    Passo 1 de: Como ativar o Modo Segurança no smartphone Samsung?
  2. Assim que você sentir o celular vibrar, solte o botão liga/desliga, e mantenha apenas o botão de volume pressionado até que o celular inicie;

    Passo 2 de: Como ativar o Modo Segurança no smartphone Samsung?
  3. Assim, o Android será iniciado no modo de segurança. Abaixo, veja a imagem da Samsung, em que mostra como fica o aparelho quando está com o modo de segurança ativado (e desativado).

    Passo 3 de: Como ativar o Modo Segurança no smartphone Samsung?

Como sair do Modo de Segurança no celular Samsung?

Para sair do modo de segurança, basta reiniciar o dispositivo. Para fazer isso, mantenha os botões Liga/Desliga e Diminuir Volume pressionados e selecione a opção "Reiniciar".

Outra alternativa para desativar o modo seguro é pelo painel de notificações do dispositivo. Toque em "Modo Seguro Ativado" e, em seguida, confirme na janela pop-up ao escolher "Desativar".

Como entrar no modo de segurança do celular Xiaomi?

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Desligue o seu celular Xiaomi. Para fazer isso, pressione e segure o botão Liga/Desliga e, em seguida, selecione a opção Desligar;

    Passo 1 de: Como entrar no modo de segurança do celular Xiaomi?
  2. Em seguida, ligue novamente o celular pressionando e segurando o botão Liga/Desliga até aparecer o logo da marca. Neste momento, comece a apertar o botão de Diminuir Volume. Continue pressionando até que o celular ligue completamente;

  3. Agora, observe se a indicação “Modo segurança” ou “Modo seguro” aparece no rodapé da tela. Caso isso aconteça, significa que você seguiu corretamente os passos. O seu celular Xiaomi está agora no Modo de Segurança.

    Passo 3 de: Como entrar no modo de segurança do celular Xiaomi?

Como sair do Modo de Segurança no celular Xiaomi?

Para sair do modo de segurança do Xiaomi, basta desligar e ligar novamente o seu smartphone, através do botão de Power.

Como ativar o Modo Segurança no smartphone Motorola?

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Inicialmente, pressione o botão de Liga/Desliga e aguarde a mensagem de desligamento aparecer;

  2. Em seguida, toque e mantenha pressionada a mensagem de desligamento. Espere o aparelho vibrar e exibir outra mensagem indicando que entrará no Modo de Segurança. Depois, basta pressionar "Ok". Atenção: Os aparelhos nas versões 8.0 para cima, não exibem mais essa mensagem. Ao invés disso, eles reiniciam em modo de segurança automaticamente, após manter a palavra Desligar pressionada;

    Passo 2 de: Como ativar o Modo Segurança no smartphone Motorola?
  3. O telefone irá reinicializar e o Modo de Segurança será ativado, ficando visível no canto inferior esquerdo da tela.
     

    Passo 3 de: Como ativar o Modo Segurança no smartphone Motorola?

Como sair do Modo de Segurança no celular Motorola?

Para sair do modo de segurança do Motorola, basta desligar e ligar novamente o seu smartphone, através do botão de Power.

Afinal, o que é o Modo de Segurança?

O Modo Segurança, presente nos dispositivos Android, é uma funcionalidade projetada para fornecer uma camada extra de proteção contra atividades maliciosas e potenciais ameaças à segurança digital do usuário. Ao ativar o Modo Segurança, o dispositivo entra em um estado restrito, permitindo que apenas as funções essenciais sejam executadas, enquanto desabilita temporariamente aplicativos de terceiros e funcionalidades que podem representar riscos à segurança.

Para o que serve o Modo de Segurança?

  1. Proteção contra Aplicativos Maliciosos: O Modo Segurança impede que aplicativos de fontes desconhecidas ou não verificadas executem atividades potencialmente prejudiciais ao dispositivo ou aos dados do usuário.
  2. Resolução de Problemas e Diagnóstico: Em caso de problemas ou mau funcionamento do dispositivo, o Modo Segurança oferece um ambiente seguro para isolar e identificar a origem do problema, muitas vezes causado por aplicativos de terceiros.
  3. Prevenção contra Ataques de Malware: Em situações onde o dispositivo pode ter sido comprometido por malware, o Modo Segurança atua como uma barreira, limitando a ação desses programas maliciosos.
  4. Privacidade Reforçada: Ao ativar o Modo Segurança, os aplicativos de terceiros são temporariamente desativados, o que impede o acesso não autorizado a informações pessoais e dados sensíveis.
  5. Atualizações e Correções de Segurança: O Modo Segurança facilita a instalação de atualizações críticas de segurança, mesmo quando o dispositivo está enfrentando problemas de desempenho.

iPhone tem modo de segurança?

O iPhone não possui um modo de segurança como alguns dispositivos Android. No entanto, ele possui um recurso chamado "Modo de Recuperação" e "Modo DFU" que podem ser usados para solucionar problemas mais graves no sistema. Esses modos permitem restaurar ou atualizar o firmware do dispositivo através do iTunes ou Finder no computador.

Para colocar um iPhone em Modo de Recuperação ou DFU, os passos variam dependendo do modelo do iPhone. Se você estiver enfrentando problemas no seu iPhone, é recomendável consultar a documentação oficial da Apple ou entrar em contato com o suporte da Apple para obter orientações específicas para o seu caso.