Saber como dividir a tela do celular entre diferentes aplicativos é uma habilidade valiosa que pode aumentar a produtividade e facilitar a execução de várias tarefas simultaneamente. Seja para responder mensagens enquanto assiste a um vídeo ou para comparar informações entre aplicativos, apresentaremos o passo a passo como realizar essa função tanto em dispositivos Android quanto em iPhones.

Como dividir a tela do iPhone?

Tempo necessário: 3 minutos

Em suma, o iPhone não conta com uma opção nativa para dividir a tela do iPhone. Porém, você pode fazer isso com a ajuda de aplicativos de terceiros. Neste tutorial, vamos usar o aplicativo Split Screen - Dual Windows.

  1. Baixe e instale o aplicativo Split Screen - Dual Window (Link);

    Passo 1 de: Como dividir a tela do iPhone?
  2. Ao abrir o aplicativo, a tela irá aparecer dessa forma:

    Passo 2 de: Como dividir a tela do iPhone?
  3. Por fim, você pode adicionar um aplicativo na tela de cima, e um na tela debaixo. No exemplo abaixo, uma tela está com o YouTube, e outra com o Google.

    Passo 3 de: Como dividir a tela do iPhone?

Como dividir a tela do Android?

Tempo necessário: 3 minutos

A partir da atualização Nougat (7.0), os aparelhos Android contam com um recurso nativo no sistema, que permite dividir a tela.

  1. Toque no ícone do quadrado, que está disponível na barra inferior de recursos

    Passo 1 de: Como dividir a tela do Android?
  2. Assim que aparecer os últimos aplicativos abertos, toque sobre um deles e mantenha pressionado até aparecer o ícone de divisão de telas. Toque sobre ele;

    Passo 2 de: Como dividir a tela do Android?
  3. Em seguida, selecione o segundo aplicativo que você deseja exibir com a tela dividida.

    Passo 3 de: Como dividir a tela do Android?
  4. Pronto. O smartphone vai estar com a tela dividida.

    Passo 4 de: Como dividir a tela do Android?
Aqui, é importante citar: nem todo aplicativo comporta a divisão de tela no Android. Como, por exemplo, o X (Twitter) e o Waze.

O que é o Split Screen?

O Split Screen é uma funcionalidade valiosa disponível em muitos dispositivos móveis, permitindo que os usuários dividam a tela do celular para executar dois aplicativos simultaneamente. Essa característica revolucionou a forma como interagimos com nossos smartphones, tornando a multitarefa mais eficiente e simplificada.

Com o Split Screen, é possível, por exemplo, assistir a um vídeo no YouTube enquanto responde a mensagens de texto, ou consultar informações em dois aplicativos diferentes sem a necessidade de alternar entre eles constantemente. Essa funcionalidade é especialmente útil em situações onde a rapidez e a eficiência são cruciais, como em ambientes de trabalho ou estudo.

Benefícios e malefícios de dividir a tela do smartphone

Dividir a tela do smartphone, também conhecido como "split screen" ou "multi-window", oferece uma série de benefícios e pode ter algumas desvantagens. Abaixo, listo alguns dos principais pontos positivos e negativos dessa funcionalidade:

PRÓS

  1. Multitarefa Eficiente: A capacidade de dividir a tela permite que você execute dois aplicativos simultaneamente, o que é extremamente útil para multitarefa. Por exemplo, você pode assistir a um vídeo enquanto verifica seus e-mails.
  2. Aumento da Produtividade: Ao dividir a tela, você pode realizar tarefas mais rapidamente e de forma mais eficaz. Por exemplo, você pode copiar e colar informações entre aplicativos sem a necessidade de alternar entre eles.
  3. Facilita a Comparação: É útil para comparar informações entre dois aplicativos, como visualizar um documento ao lado de um navegador para pesquisa.
  4. Assistência ao Aprendizado: Para fins educacionais, dividir a tela pode ser útil para visualizar conteúdos de aprendizado enquanto faz anotações ou realiza exercícios.
  5. Economia de Tempo: Evita a necessidade de abrir e fechar aplicativos repetidamente, o que economiza tempo e esforço.

CONTRAS

  1. Tamanho Reduzido da Tela: Quando a tela é dividida, cada aplicativo tem menos espaço disponível para exibição. Isso pode dificultar a leitura de textos ou a visualização de detalhes, especialmente em dispositivos com telas menores.
  2. Possível Sobrecarga do Processador e Bateria: Executar dois aplicativos simultaneamente pode exigir mais do processador e, consequentemente, pode consumir mais bateria.
  3. Compatibilidade de Aplicativos: Alguns aplicativos podem não ser otimizados para a divisão de tela e podem não funcionar corretamente nesse modo.
  4. Experiência de Usuário Menos Intuitiva: Para alguns usuários, a divisão de tela pode tornar a navegação e a interação menos intuitivas, especialmente se os aplicativos não estiverem bem otimizados para essa funcionalidade.
  5. Possíveis Conflitos de Funcionalidade: Alguns aplicativos podem ter funcionalidades específicas que não são totalmente compatíveis com a divisão de tela.