A Xiaomi Cloud, serviço de armazenamento em nuvem da Xiaomi, pode ser usada para guardar mensagens, contatos e anotações, por exemplo. Um dos recursos oferecidos pela plataforma permite sincronizar fotos e vídeos da galeria do celular com a nuvem. No entanto, essa funcionalidade será descontinuada em breve para os usuários da MIUI Global.

Encerramento começará este ano

De acordo com a Xiaomi, o recurso de sincronização, conhecido como Gallery Sync, não será mais suportado pela Xiaomi Cloud. A data exata para o desligamento não foi informada, mas a empresa revelou que iniciará o processo ainda em 2022.

Para evitar a perda de fotos e vídeos, a fabricante chinesa vai permitir migrar o conteúdo existente em sua plataforma para o Google Fotos. Além disso, os usuários também conseguirão baixar seus dados para acessar off-line no computador ou em outros dispositivos.

Xiaomi Cloud perderá compatibilidade com recurso de sincronização de fotos e vídeos
Xiaomi Cloud perderá compatibilidade com recurso de sincronização de fotos e vídeos

A empresa ainda revelou que o prazo para migração dos arquivos será finalizado em algum momento de 2023, bem como a opção de download de dados. Isso significa que, após o encerramento, todas as fotos e vídeos armazenados na plataforma serão excluídos permanentemente.

Outro detalhe é que a Xiaomi também cancelará todas as assinaturas do Xiaomi Cloud, enviando um reembolso aos usuários pagantes. Vale ressaltar que os demais recursos do serviço, como sincronização de contatos, mensagens e notas, por exemplo, continuarão funcionando normalmente.