A Xiaomi é uma marca que dispensa apresentações. Podemos resumir simplesmente na maior fabricante de smartphones do mundo. E se você tem um aparelho da marca, saiba que existem algumas funções encondidas nos smartphones Xiaomi. Aqui vamos citar 7 delas.

Antes de mais nada é importante lembrar que a Xiaomi usa uma versão customizada do sistema operacional Android, a MIUI. Essa versão traz uma série de recursos úteis, mas desconhecidos para a maioria dos usuários. Porém, primeiramente vamos entender um pouco mais sobre esse sistema, e logo após sim, conhecer as funções.

O que é a MIUI da Xiaomi?

Você já deve saber que o Android é um sistema operacional da Google para smartphones e tablets, certo? E muitas fabricantes utilizam o Android, a Xiaomi entre elas. Mas você encontra smartphones e tablets Android de outras marcas, como Samsung, Motorola / Lenovo, LG, Huawei, Oneplus, entre muitos outros.

Entretanto, a MIUI é a skin (pele em inglês) do sistema operacional Android, em smartphones da Xiaomi. A ROM MIUI 12 é baseada no Android 11. A fabricante desenvolveu a skin chamada MIUI com alguns recursos adicionais. Ou seja, a MIUI é a versão personalizada do Android para Xiaomi.

O que traz de novo a MIUI 12?

A MIUI 12 é um upgrade significativo em relação à sua versão antecessora. A atualização foi lançada para quase todos os aparelhos da Xiaomi. A empresa ajustou a nível de kernel para oferecer uma experiência suave e imersiva. A MIUI 12 é, sem dúvidas, a melhor versão da skin da Xiaomi até o momento.

Esta nova MIUI vem equipada com recursos de segurança aprimorados para maior privacidade, juntamente com várias atualizações visuais. Além disso, a MIUI 12 tem recursos de otimização da bateria, resolvendo um problema antigo dos usuários da marca.

A Xiaomi também adicionou uma bandeja de aplicativos, atualizou a ferramenta Game Turbo e adicionou o recurso Video Toolbox. O Game Turbo é ideal para suas sessões de jogos mais pesados, como Real Racing 3 ou Fortnite, com o aumento do desempenho e atalhos para aplicativos de janelas flutuantes, que aparecem em sua tela toda vez que você recebe uma notificação.

MIUI 12: Lista de telefones compatíveis

A MIUI 12 está disponível para quase 20 smartphones Xiaomi. Aqui está uma lista de smartphones Xiaomi que são compatíveis com a última atualização da MIUI 12

  • Redmi K20 Pro
  • Redmi K20
  • Poco X2
  • Mi 10
  • Redmi Note 9
  • Redmi Note 9 Pro
  • Redmi Note 8
  • Redmi Note 8 Pro
  • Redmi Note 7
  • Redmi Note 7 Pro
  • Poco M2 Pro
  • Poco F1
  • Redmi Note 7S
  • Redmi 8
  • Redmi 8A
  • Redmi 7A
  • Redmi 6 Pro
  • Redmi Note 5
  • Redmi Note 5 Pro
  • Redmi Note 6 Pro

7 funções pouco conhecidas de telefones Xiaomi

1. Configurações da tela

As configurações da tela permitem que o usuário defina sua aparência e uso, como o modo de leitura, ajustando o brilho da tela, de acordo com suas preferências, simplesmente acessando os recursos na tela inicial deslizando as configurações da tela para cima e para baixo. Ou, vá para "Configurações", "Telas" e defina suas preferências.

Configurações > Tela > Modo Leitura.
Configurações > Tela > Modo Leitura.

2. Tópicos

A Xiaomi oferece a opção de personalizar seu smartphone de acordo com suas preferências. Nos celulares, há a opção de temas, onde você pode escolher o tema completo para personalizar o papel de parede, incluindo o uso de papéis de parede animados, estilos de bloqueio de tela, pacote de ícones e fontes.

3. Duplicar apps

Quer usar duas contas de um aplicativo no mesmo dispositivo? Com a MIUI é possível duplicar aplicativos para usar duas contas diferentes simultaneamente, acessando apenas as configurações do telefone e definindo-as. Acessando Configurações > Aplicativos, você pode selecionar "Dual Apps" e escolhendo quais serão os aplicativos duplicados.

Configurações > Aplicativos > Dual Apps.
Configurações > Aplicativos > Dual Apps.

4. Inicie a câmera

Quer ligar a câmera sem ter que desbloquear a tela? Para isso, é simples: digite "Configurações", toque em "Tela sempre ativa" e selecione a opção "Câmera inicial". A partir daí, quando quiser tirar uma foto, basta pressionar o botão "Volume" duas vezes e a câmera será ativada.

Configurações > Tela sempre ativa e Tela de bloqueio > Iniciar a Câmera.
Configurações > Tela sempre ativa e Tela de bloqueio > Iniciar a Câmera.

5. Meditação

Como a maioria dos celulares, a Xiaomi traz além do relógio, a opção Timer. Mas tem um recurso especial para meditação. Ao entrar no aplicativo, basta selecionar a hora que deseja usar para relaxar e escolher entre os sons disponíveis, como chuva e floresta.

Função Timer - App Relógio.
Função Timer - App Relógio.

6. Caixa de ferramentas de vídeo

Com este recurso, você pode usar para transmitir conteúdo de aplicativos de streaming de vídeo para uma Smart TV. Você só precisa acessar os "Recursos Especiais" em "Configurações" e escolher quais aplicativos terão acesso à funcionalidade.

Configurações > Recursos Especiais.
Configurações > Recursos Especiais.

7. Mi Remote

Os smartphones da Xiaomi podem ter um aplicativo de controle remoto específico, chamado de Mi Remote. Esse app usa o sensor infravermelho para controlar equipamentos como ar-condicionado, TV, projetores, caixas inteligentes, entre outros. Para usá-lo, basta abrir o aplicativo, clicar em "Adicionar Controle" e selecionar o tipo de equipamento e marca.

Aplicativo Mi Remote.
Aplicativo Mi Remote.