Hoje eu estou aqui para te contar 20 dicas e truques para você aplicar agora mesmo no seu Poco X3, Poco X3 Pro e também nos smartphones da Xiaomi. Então fica com o teu smartphone na mão e vamos lá.

Se você caiu aqui de paraquedas e o seu aparelho é na verdade um Motorola, saiba que a gente já fez uma postagem com 20 Dicas e Truques para você aplicar nos smartphones da marca. Boa leitura.

20 dicas e truques que você precisa conhecer em seu Poco X3 Pro e outros modelos

A gente separou três categorias de dicas para você identificar melhor: Melhorias para uso diário - que vai atender dicas de display, ferramentas, notificações, tela de bloqueio outras mais -, Bateria e Câmeras.

Melhorias para uso diário

Tema escuro

Começando pela forma mais rápida de personalização do seu smartphone que é o tema escuro. Todos os smartphones recentes têm essa opção, que pode ser encontrada em Configurações > Tela. Assim como nos Motorola, você pode programar o uso do tema claro ou escuro de acordo com o nascer e pôr do sol.

Modo Escuro
Modo Escuro

Temas e Ícones

Se você ainda não modificou, na tela inicial do seu Poco X3 ou Poco X3 Pro, há um app de Temas disponível. Ao acessar esse app você pode baixar inúmeros temas gratuitos ou pagos. A maioria deles pode ser comprada assistindo a um vídeo de propaganda (vale a pena, não é?).

Temas deixam seu smartphone personalidade
Temas deixam seu smartphone personalidade

Clicando no último ícone do menu inferior, você pode alternar entre os ícones do sistema Clássico ou Limitless. Já aplicando um tema, o ícones também serão modificados de acordo com tema escolhido. E ao aplicar um tema novo, você pode escolher quais itens serão alterados ou não, como a tela de bloqueio, sistema, e claro, os ícones.

Dual Apps

Tem muita gente que adora separar a vida pessoal do trabalho e o que antes praticamente exigia dois smartphones, hoje pode ser compensado pela possibilidade de ter dois apps iguais com contas diferentes no mesmo aparelho. Então você pode acessar o menu Configurações > Apps > Dual Apps e selecionar as aplicações que você deseja clonar. O aplicativo clonado terá um símbolo para identificação.

Clonar aplicativos é uma saída para ter duas contas usando o mesmo aparelho
Clonar aplicativos é uma saída para ter duas contas usando o mesmo aparelho

Aplicativos em Janela

Um recurso bacana da MIUI permite que ao receber uma notificação com a tela ligada, você abra o aplicativo em questão numa janela flutuante. Usando o Telegram como exemplo, você toca na notificação e arrasta para baixo. O app será aberto em modo janela. Você pode posicioná-lo, expandir ou então fechar a janela apenas com toques na tela.

Janelas flutuantes são ótimas para responder mensagens rapidamente
Janelas flutuantes são ótimas para responder mensagens rapidamente

Desativar o Google Discover

Tem muita gente que não curte aquela seleção de notícias personalizadas do Google Discover na tela inicial do smartphone. Então se você é um desses e quer desativar, toque na tela (fora dos aplicativos), depois Configurações > Mais > Tela Inicial e desative o Google Discover.

Muita gente não curte o Google Discover. É só desativar
Muita gente não curte o Google Discover. É só desativar

Toque para ligar e desligar a tela

Voltando uma casinha a gente encontra uma opção de "Tocar 2 vezes para bloquear a tela". Eu gosto também da possibilidade de ligar a tela com dois toques. Mas para isso é necessário acessar Configurações > Tela de Bloqueio e marcar essa opção. Agora você pode tanto ligar como desligar a tela sem apertar em nenhum botão, apenas dando dois toques na tela.

Duplo clique para ligar ou desligar a tela
Duplo clique para ligar ou desligar a tela

Navegação por gestos

Tem muita gente que ainda não conhece, mas eu já não vivo sem os comandos por gestos no telefone. Você amplia o tamanho da tela e ainda deixa o smartphone para lá de sofisticado. Para configurar você entra em Configurações > Configurações adicionais > Tela Infinita e seleciona a opção Gestos em Tela cheia. Um pouco para baixo você encontra todos os tutoriais de funcionamento, mas é bem fácil.

Navegação por gestos
Navegação por gestos

Tela 120Hz

Os smartphones Poco foram concebidos para oferecer uma experiência diferenciada em games, junto com o processador e a boa quantidade de memória RAM, os aparelhos têm uma taxa de atualização da tela de 120Hz. Para ativar o recurso que deixa o deslize da tela e aplicativos mais suave, acesse Configurações > Tela > Taxa de Atualização. Tem um demonstrativo das diferenças pra você entender, mas a diferença é muito perceptível principalmente em jogos.

Display de 120Hz é um diferencial do Poco X3 pro
Display de 120Hz é um diferencial do Poco X3 pro

Área de notificações

Dentro das configurações, acessando o submenu Notificações e Centro de controle é possível ajustar algumas coisas, como quais aplicativos tem autorização para enviar notificações na tela de bloqueio, as flutuantes e também aquele sinal no ícone do app avisando que há notificações não vistas. Mas em Área de notificações, você pode escolher entre as notificações da MIUI e do Android.

Área de notificações
Área de notificações

Estilo do Centro de controle

Outra mudança do sistema está no centro de controle. Por padrão até a versão da MIUI 12.0 você pode arrastar para baixo em qualquer lugar da tela para acessar as notificações e também os controles do sistema, como Wifi, dados móveis, silencioso, modo avião e outros mais. Mas há uma versão mais recente em que, se você puxar para baixo ao lado direito da câmera frontal, vem o centro de controle. Já do lado esquerdo, vem as notificações. Então fica a seu critério a melhor escolha.

Centro de controle com visual novo
Centro de controle com visual novo

Botões de Atalho

Abrindo novamente as configurações adicionais, é possível organizar uma série de botões de atalho, como Ligar a câmera, capturar a tela, ligar a lanterna e até dividir a tela. Mas alguns desses recursos estão disponíveis apenas se você voltar a usar os botões digitais de navegação.

Configuração de botões de atalho
Configuração de botões de atalho

Controle de Mídia

Um dos recursos mais legais da MIUI 12 é a Caixa de Ferramentas de Vídeo. Acesse Recursos Especiais nas configurações e depois em Caixa de Ferramentas de Vídeo. Ao ativar, você precisa marcar os apps que deseja utilizar o recurso, como o Youtube. Depois disso, ao acessar um vídeo, você verá um menu à esquerda do vídeo. Com a caixa de ferramentas, dá para gravar a tela, fazer uma captura de vídeo e até transmitir a tela do smartphone. Também dá pra ouvir o vídeo com a tela desligada (um recurso que existe no Youtube apenas para usuários Premium).

Com o controle de mídia ativado você pode abrir outros apps em janela, gravar a tela e até ouvir o audio do youtube com a tela desligada
Com o controle de mídia ativado você pode abrir outros apps em janela, gravar a tela e até ouvir o audio do youtube com a tela desligada

Dá até para acessar outro app sobreposto ao vídeo em modo janela. Bom demais!

Game Turbo

Também presente no submenu Recursos Especiais está o Game Turbo - uma espécie de gerenciador/otimizador dos games no seu Poco X3. Você pode configurar um modo desempenho, exceções de memória e uma série de coisas que você não quer te atrapalhando na hora da jogatina. Além disso, dentro dos games, tem como acessar um menu com informações de GPU, CPU e FPS do game, além da possibilidade de gravar a tela, limpar a memória RAM e até abrir apps em janela.

Games Turbo oferece uma série de informações durante a jogatina
Games Turbo oferece uma série de informações durante a jogatina

Melhorias na bateria

Desativar o LED de notificação

Os Poco X3 e Poco X3 Pro tem um led escondido no alto-falante superior que fica ligado quando você está carregando o smartphone e pulsa quando você recebe notificações. Eu não gosto dele, se você também não gosta, vamos desligar. Para isso acesse Configurações Adicionais > Luz de LED. Eu desativei as duas opções existentes.

O LED que pisca em notificações e durante o carregamento pode ser desativado
O LED que pisca em notificações e durante o carregamento pode ser desativado

Busca por Wifi e BT

Em Configurações > Localização > Busca por Wifi e Bluetooth é possível desligar um recurso que, ainda que mínimo, consome bateria do smartphone sem necessidade. Desativando as duas opções, você impede que o smartphone fique procurando redes Wifi e conexões bluetooth. No entanto, ao fazer isso você pode prejudicar os recursos de localização do seu smartphone.

Desativar a busca por wifi e bluetooth pode salvar minutos preciosos da bateria
Desativar a busca por wifi e bluetooth pode salvar minutos preciosos da bateria

Melhorias da câmera

Se você já comprou um Poco X3 ou Poco X3 Pro, já chegou sabendo do potencial que as câmeras deles têm para oferecer aos usuários, não é mesmo? O software da câmera tem um monte de recursos legais que talvez você não conheça ainda. Mas eu vou te ajudar.

Configurando a câmera

Antes de mais nada, temos que organizar a resolução e o formato que a gente quer das fotos, assim, quando você precisar de uma foto, não terá que configurar tudo na correria. Então abrindo o app, vamos encontrar as configurações no canto superior direito, já marcamos o formato 9:16 que vai nos dar fotos em Wide. Onde diz "Mostrar linhas de referência", há uma setinha, clicando ali temos outras opções como a marca central e o Endireitar (que é o nível). Esses recursos todos ativos nos ajudam a alinhar, posicionar e organizar melhor o cenário que queremos fotografar.

Configurações básicas da câmera
Configurações básicas da câmera

Depois você pode acessar as configurações da câmera. Pode ativar ou desativar a marca d'água (eu prefiro desativada), ativar sugestões inteligentes, corrigir distorções nas capturas com a lente ultrawide, etc. Confira se a qualidade da imagem está em "ALTA".

Mais funções à mão

Por padrão, as câmeras dos smartphones Xiaomi e os Poco, tem alguns modos de câmera padrão e o botão "Mais" à direita. Ali dentro estão outros modos que podem ser interessantes. Mas esse menu em si, pode ser acessado de uma forma muito mais intuitiva. Acessando as configurações da câmera e depois "Personalizar" > Modos de câmera e marcar a opção Painel "Mais".

Modos de câmera disponíveis no app nativo
Modos de câmera disponíveis no app nativo

Agora, acima do modo de foto, há um tracinho que, se você tocar e arrastar para cima, abrirá todos os modos de câmera disponíveis. Legal né?

Modos de Câmera

E para finalizar vou citar aqui alguns modos de câmera não comuns que eu gostei de ver nos smartphones POCO e Xiaomi. Um deles é o modo Vlog. Que tem várias opções de transições bacanas pra você fazer vídeos muito legais. É só seguir as orientações.

Modo Vlog ajuda o usuário a exercitar a criatividade
Modo Vlog ajuda o usuário a exercitar a criatividade

Outro modo legal é o de clonar. Dentro desse modo, dá para criar fotos duplicando a pessoa fotografada, fazer vídeos e até congelamento dos quadros. Muito bacana. Todos esses modos diferentes tem tutoriais para facilitar o entendimento. Dá para passar um bom tempo brincando com a criatividade.

Considerações finais

Gostou das dicas? O melhor que pode fazer para contribuir pela distribuição desse conteúdo é compartilhar esse post para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Um abraço e até a próxima.