Pela primeira vez na história, a Xiaomi superou a Apple em participação de mercado global no market share de celulares e agora é a segunda maior empresa em atividade no ranking mundial. De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Canalys, a Xiaomi alcançou o percentual de 17% no segundo trimestre de 2021, contra 14% da dona do iPhone. Agora, a gigante chinesa está atrás somente da Samsung.

Xiaomi se torna a segunda maior fabricante do mundo

Segundo os dados coletados para o relatório do segundo trimestre de 2021, a Xiaomi obteve um crescimento anual de 83%, enquanto a Apple cresceu apenas 1%. A Samsung, líder absoluta, possui atualmente uma fatia de mercado de 19% e crescimento de 15% por ano. O Top 5 se completa com a Oppo, que ocupa o quarto lugar a nível mundial com um percentual de 10%, e mesmo percentual da Vivo, quinta colocada do ranking.

Percentual durante o 2º trimestre de 2021 Crescimento anual
Samsung 19% +15%
Xiaomi 17% +83%
Apple 14% +1%
Oppo 10% +28%
Vivo 10% +27%

No Brasil, a Xiaomi segue em ascensão

Mês após mês o Oficina da Net tem trago em primeira mão o market share de celulares em solo brasileiro. O relatório é levantado pela StatCounter que tem nos ajudado a perceber o crescimento da Xiaomi no Brasil.

Atualmente, ela é a empresa que mais cresce no mercado brasileiro e enquanto as demais fabricantes mantém a mesma média, a chinesa vem subindo, mesmo que lentamente, e já ameaça o terceiro lugar da Apple. De acordo com o último levantamento realizado no fim de junho, a Maçã possui um percentual de 13,49% e a Xiaomi vem logo atrás com 10,2%.

No Brasil, a liderança absoluta é ocupada pela Samsung que já é a principal fabricante do mercado nacional há alguns anos, e a Motorola que atualmente não tem ameaçado a Samsung, mas possui uma folga considerável da terceira colocada.

Como a Xiaomi tem crescido tanto assim?

De acordo com Ben Stanton, gerente de pesquisa da Canalys, "a Xiaomi está expandindo seus negócios no exterior rapidamente", e na América Latina, suas atividades já cresceram mais de 300%. Em outras partes do mundo, como na África e Europa Ocidental, a empresa já alcançou lucros de 150% e 50%, respectivamente.

"... [a Xiaomi] ainda está bastante voltada para o mercado de massa, no entanto, e em comparação com a Samsung e a Apple, seu preço médio de venda é cerca de 40% e 75% mais barato, respectivamente. Portanto, uma das principais prioridades da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas de seus dispositivos de última geração, como o Mi 11 Ultra".

As empresas Oppo e Vivo são conterrâneas da Xiaomi, e mostram o crescimento do mercado chinês em âmbito mundial. As duas fabricantes já registraram o segundo e terceiro maior crescimento anual: 28% e 27%, respectivamente, e tendem a continuar crescendo devido ao custo benefício oferecido por seus produtos, algo que tem sido levado em consideração durante os tempos de pandemia e outras crises.

Fonte: Canalys, com informações da StatCounter