Muitos usuários não sabem, mas os smartphones da Xiaomi tem menus ocultos que são possveis de serem acessados através de uma série de códigos secretos. Com esses códigos é possível verificar a saúde e ciclos da bateria do seu celular. Mas além deles, é possível também verificar os ciclos através das configurações do próprio Android, método que também explicamos aqui neste post.

Como ver a saúde e ciclos da bateria do seu celular Xiaomi pelos códigos secretos?

A bateria é um dos elementos que mais degradam no seu smartphone, especialmente desde que as marcas começaram a tornar seus aparelhos mais finos, poucos dispositivos permitem que você troque a bateria manualmente. Na verdade, substituir a bateria de um celular é caro, e muitas vezes compensa a compra de um celular novo.

Os ciclos da bateria marcam a vida útil do dispositivo. Assim que os 500 ciclos são excedidos, a bateria perde capacidade e eficácia. E além disso, muitos não sabem, mas a recarga sem fio faz com que esses ciclos enfraqueçam ainda mais a bateria do dispositivo, de acordo com estudos.

Para verificar os ciclos, é importante ressaltar que dependendo da versão do seu sistema no Xiaomi, o que inclui a MIUI e a versão do sistema Android, o códigos Xiaomi USSD para acesso muda. Iremos disponibilizar alguns dos mais comuns abaixo.

Ao inserir o código, você tem acesso a uma tela com informações sobre a bateria que, embora possa parecer irrelevante, permite conhecer um dado tão importante quanto os ciclos de bateria pelos quais o smartphone já passou.

Códigos Xiaomi USSD

*#*#6485#*#*

*##6485*#**

*###6485#*

*######**#

  1. Primeiramente, digite o código no discador e, em seguida, pressione o botão de chamada (se necessário).
  2. Uma série de dados aparecerão em sua tela, detalhando as informações da bateria, bem como seu status, tensão e assim por diante, mas o que nos interessa é o identificado como MF_02.

Além disso, tem uma séries de outras informações que você encontra nesta tela, como:

  • MB_00: Energia restante da bateria
  • MB_06: Estado de saúde da bateria (exibido como "Good" indica estado normal da bateria)
  • MF_02: O número de cargas completos (não contados quando as condições de carga de ciclo completo único não são atendidas)
  • MF_05: capacidade real da bateria
  • MF_06: Capacidade da bateria de fábrica

Cálculo do percentual de saúde da bateria (%)

MF_05 ÷ MF_06 × 100

MF_05: Capacidade atual (real) da bateria

MF_06: Capacidade da bateria de fábrica

Por exemplo, na foto abaixo, 3400000 está escrito na seção MF_06. Isso equivale a 3400 mAh. O valor real é de apenas 2603 mAh. Então, como calculamos a porcentagem de vida útil da nossa bateria? Este problema é resolvido por uma operação matemática muito simples: MF_05 ÷ MF_06 × 100.

Xiaomi verificar saúde da bateria
Xiaomi verificar saúde da bateria

Aplicativo de terceiros

Se você não conseguiu verificar os ciclos e a saúde da bateria do seu Xiaomi através dos códigos secretos acima, uma possibilidade é utillizar um aplicativo de terceiros para isso. Aqui trazemos a opção do AccuBattery (download).

No entanto, você precisa completar alguns ciclos de carregamento para ter acesso a estas informações. Isso acontece porque o sistema operacional Android não autoriza que aplicativos de terceiros acessem o histórico de bateria. Por isso, recomendamos que você baixe o app e, após permitir os acessos à ele, use seu celular por alguns dias.

  1. Após isso, abra o aplicativo AccuBattery e clique na opção "Saúde".
  2. Neste menu você consegue ter acesso as informações de bateria, incluindo a saúde dela.
Imagem: App AccuBattery.
Imagem: App AccuBattery.

É recomendado a troca da bateria quando ela tem uma saúde de menos de 70%. Entretanto, abaixo de 80% você já notará uma queda no seu desempenho, com a carga durando menos tempo.

Como preservar a saúde da bateria do seu Xiaomi?

Há alguns passos simples para você melhorar a durabilidade da bateria do seu smartphone Xiaomi. O primeiro deles é evitar a sobrecarga, esse excesso de carga degrada a bateira do seu dispositivo.

Para isso, basta não deixar seu celular conectado ao carregador após ele atingir os 100% de carga, ou ainda ou deixá-lo carregando durante a noite.

Para além disso, o ideal é você não deixar seu aparelho chegar aos 100%, ou ainda deixá-lo chegar aos 0% e descarregar. O ideal é deixar o nível de bateria oscilar entre 20% e 80%.

Outra dica é reduzir o brilho da tela e ativar o modo de economia para preservar a vida útil da bateria do Xiaomi.