Em agosto do ano passado, a Samsung apresentou o primeiro sensor fotográfico de 108MP, que estreou no Mi Note 10, intermediário premium da Xiaomi. Agora, informações apontam que as duas empresas estão trabalhando juntas para oficializar um smartphone com câmera de 150MP, que chegaria no quatro trimestre.

De acordo com o leaker "IceUniverse", conhecido por ter bons vazamentos, a Xiaomi novamente pretende sair na frente da concorrência, dado que o sensor deve estrear primeiro em algum smartphone da marca chinesa antes mesmo de chegar em um modelo da Samsung, mesma estratégia adotada no Mi Note 10.

Infelizmente, ainda não sabemos qual aparelho será agraciado com essa resolução brutal, mas existe a possibilidade dele fazer parte da linha Mi Mix ou Mi CC. Segundo relatórios vazados anteriormente, o sensor de 150MP da Samsung já concluiu toda a fase de pesquisa e desenvolvimento. Ele possui cerca de 1 polegada e utiliza a mesma tecnologia "Nonacell" aplicada no sensor ISOCELL Bright HM1 de 108MP do Galaxy S20 Ultra.

IceUniverse diz que o primeiro sensor de 150MP deve estrear em um smartphone da Xiaomi

Portanto, espera-se que o próximo sensor da gigante sul-coreana combine 9 pixels em 1 para maior obsorção de luz, sendo capaz de gerar imagens que, tecnicamente, terão 16MP. De acordo com informações divulgadas pelo próprio "IceUniverse", Oppo e Vivo também pretendem lançar smartphones com câmera de 150MP, mas ao contrário da Xiaomi, eles chegarão apenas no primeiro trimestre de 2021 e serão alimentados pelo Snapdragon 875, próximo chipset de alto desempenho da Qualcomm.

Além disso, também existem informações de que a Samsung iniciou o desenvolvimento de um sensor de 250MP, mas até agora não há detalhes precisos sobre ele. Por outro lado, a empresa confirmou recentemente que planeja lançar um sensor de incríveis 600MP, resolução que deve superar a do olho humano, que gira em torno de 500MP.

No entanto, especula-se que esse componente deve ser usado em outras áreas da indústria, podendo demorar algum tempo para chegar nos smartphones. Por fim, também há rumores de que a gigante sul-coreana quer ir muito além ao ponto de fabricar sensores capazes de registrar cheiros e gostos.