Uma recente captura de tela que foi vazada e obtida pelo Windows Central, sugere que o console Xbox One da Microsoft pode estar planejando um suporte para o Google Assistente e a Alexa da Amazon, além da atual Cortana. Mesmo se tratando de um rumor, a novidade seria muito bem vinda, uma vez que a Cortana é bastante limitada e exige uso de fones de ouvido ou sensor kinect para poder acessá-la.

Segundo o Windows Central, a informação chegou de uma fonte confiável e que está familiarizada com os esforços da Amazon e da Microsoft para ligar a Alexa e a Cortana. A imagem sugere que, quando o console começar a suportar os outros assistentes, o usuário deverá ir para o menu de preferências, no qual verá uma nova seção chamada "Assistentes Digitais". É ali que poderá ser feita a ativação da Alexa, Cortana ou do Google Assistente.

Imagem de captura de tela que foi fornecida ao Windows Central por uma fonte confiável.

Após fazer isso, o console vai direcionar você para a instalação do aplicativo de habilidades do Xbox para as respectivas plataformas, para ficar conectado. Não se sabe quantas habilidades pode ser ter com os três assistentes dispostos, mas imagina-se que todos os recursos disponíveis em cada um deles.

Para que os comandos de voz possam ser feitos, é necessário ter um headset conectado ou Kinect, mas este último teve sua fabricação cessada no ano passado. Ainda segundo o Windows Central, o ex-chefe de marketing do console Xbox, Albert Penello, se juntou com a Amazon para aumentar a presença do Amazon Echo nos jogos. E com o Kinect esquecido, outros alto-falantes podem se conectar ao console com mais facilidade.

A Microsoft ainda não se comunicou e nem confirmou a chegada dos novos assistentes, mas com a captura de tela rodando pela web, é possível que o suporte aconteça de fato, até porque a Alexa já chegou para o Windows 10 recentemente. Mais detalhes e novidades sobre essa parceria podem ser apresentadas em breve na conferência da Microsoft na E3 2018, que acontece dia 10 de julho a partir das 17h.