Uma recente captura de tela que foi vazada e obtida pelo Windows Central, sugere que o console Xbox One da Microsoft pode estar planejando um suporte para o Google Assistente e a Alexa da Amazon, além da atual Cortana. Mesmo se tratando de um rumor, a novidade seria muito bem vinda, uma vez que a Cortana é bastante limitada e exige uso de fones de ouvido ou sensor kinect para poder acessá-la.

Segundo o Windows Central, a informação chegou de uma fonte confiável e que está familiarizada com os esforços da Amazon e da Microsoft para ligar a Alexa e a Cortana. A imagem sugere que, quando o console começar a suportar os outros assistentes, o usuário deverá ir para o menu de preferências, no qual verá uma nova seção chamada "Assistentes Digitais". É ali que poderá ser feita a ativação da Alexa, Cortana ou do Google Assistente.

Imagem fornecida ao Windows Central por uma fonte confiável.
Imagem de captura de tela que foi fornecida ao Windows Central por uma fonte confiável.

Após fazer isso, o console vai direcionar você para a instalação do aplicativo de habilidades do Xbox para as respectivas plataformas, para ficar conectado. Não se sabe quantas habilidades pode ser ter com os três assistentes dispostos, mas imagina-se que todos os recursos disponíveis em cada um deles.

Para que os comandos de voz possam ser feitos, é necessário ter um headset conectado ou Kinect, mas este último teve sua fabricação cessada no ano passado. Ainda segundo o Windows Central, o ex-chefe de marketing do console Xbox, Albert Penello, se juntou com a Amazon para aumentar a presença do Amazon Echo nos jogos. E com o Kinect esquecido, outros alto-falantes podem se conectar ao console com mais facilidade.

A Microsoft ainda não se comunicou e nem confirmou a chegada dos novos assistentes, mas com a captura de tela rodando pela web, é possível que o suporte aconteça de fato, até porque a Alexa já chegou para o Windows 10 recentemente. Mais detalhes e novidades sobre essa parceria podem ser apresentadas em breve na conferência da Microsoft na E3 2018, que acontece dia 10 de julho a partir das 17h.