A gigante do software distribuiu o Windows 10 build 18947, destinado ao desenvolvimento interno do Xbox, aos testadores do Windows Insider usando dispositivos de 32 bits.

A versão com o novo menu, deveria ser somente para uso interno, mas a Microsoft publicou para todos os testadores do Windows 10, independente da versão. Agora, a compilação não está mais disponível.

Felizmente a atualização foi lançada apenas para sistemas de 32 bits, que não são amplamente utilizados, mas de qualquer forma foi um erro e causou certo embaraço.

Essa compilação interna parece incluir um novo design do menu Iniciar, entretanto as imagens mostram um menu sem os Live Tiles da Microsoft e de certa forma inacabada.

Novamente caímos aqui na tentativa da Microsoft de enxugar o máximo possível o sistema que pode chegar como o Windows Lite, mas não está claro se o Windows 10 deixará de ter os Live Tiles no menu Iniciar. Essa nova versão também incluiu uma ferramenta de pesquisa GIF no seletor de emoticons do Windows 10. 

Esta não é a primeira vez que a Microsoft cometeu um erro desse tipo. Em 2017, a empresa lançou versões internas do Windows 10 para PC e dispositivos móveis e fez com que alguns dispositivos entrassem em um loop de reinicialização.

A Microsoft detectou rapidamente o erro e ajudou os usuários afetados do Windows 10 com uma ferramenta de recuperação de dispositivos. 

A chefe do Windows Insider, da Microsoft, Dona Sarkar, disse hoje que a empresa estava "investigando" esta última edição. Mais tarde, um porta-voz da empresa disse ao site The Verge, que "Isso foi um erro cometido pela empresa."