Há um tempo atrás estavam circulando rumores sobre o que seria a tal "volta no tempo" feita pela Microsoft atrás das redes sociais do Windows. Finalmente foi revelado o significado da charada pela desenvolvedora de softwares.

Foi lançado pela empresa desenvolvedora de sistemas operacionais um aplicativo em sua loja, Microsoft Store, chamado Windows 1.11, onde trouxe de volta a experiência nostálgica de ver novamente as telas do sistema operacional lançado pela Microsoft de forma oficial no ano de 1985, com algumas diferenças.

Claro que o lançamento do app mencionado acima não é de fato o sistema operacional de 1985 atualizado e sim uma brincadeira criada em parceria com a Netflix para a criação de um jogo envolvendo o SO e a série Stranger Things. Dentro do jogo é possível encontrar diversos easter-eggs e mistérios relacionados a série criada pela empresa de streaming de filmes e séries. Estas características podem ser conferidas na própria descrição do app:

"Com ele você poderá explorar os mistérios e segredos que assolam Hawkins, desbloquear conteúdo exclusivo da série e surpresas, além de ter acesso a jogos e quebra-cabeças da época — todos construídos com base no universo da 3ª temporada de Stranger Things.

Junte-se a Eleven, Steve, Dustin e a gangues enquanto eles tentam salvar Hawkins e o mundo. Mas, fica o aviso: cuidado com o Esfolador da Mente."

Aplicativo Windows 1.11 disponivel na Microsoft Store
Aplicativo Windows 1.11 disponível na Microsoft Store

Para quem quer ter experiências nostálgicas com a antiga versão do sistema operacional Windows de 1985, a Microsoft lançou um tema para instalar no Windows 10, chamada Windows Throwback (sugestivo, não?), que tem inúmeras referências ao primeiro Windows e à década de 80.

Além destas duas surpresas mencionadas acima, a divisão do Xbox também quis participar da brincadeira e realizará um sorteio de uma estatura de games estilo arcade com a temática de Stranger Things juntamente com um Xbox One X (console topo de linha da empresa)

Entretanto, para a tristeza dos brasileiros, o app do Windows 1.11 no momento não está disponível para a região do Brasil na Microsoft Store. Mas, caso o registro de localização do seu PC esteja nos EUA, é possível realizar o download. Já os temas retrô do Windows podem ser encontrados na loja da Microsoft normalmente.