O Windows 10, sistema operacional da Microsoft e sucessor do Windows 8.1, vem em duas versões: O Windows 10 Pro e o Windows 10 Home. Este é um contraste gritante com versões anteriores do sistema, que chegaram a ter até sete edições. Das duas edições, o Windows 10 Pro, como você deve pressupor, tem mais recursos. 

Diferentemente do Windows 7 e do 8.1, em que a variante básica era marcadamente por ter menos recursos do que sua contraparte profissional, o Windows 10 Home vem com um grande conjunto de novos recursos, que devem satisfazer as necessidades da maioria dos usuários. E devido a isso é que muitos usuários ficam em dúvida entre optar pelo Windows 10 Pro ou o Windows 10 Home.

Vantagens do Windows 10 Home

Windows 10 Home é a variante mais básica do Windows 10. Ele vem com uma série de novos recursos, incluindo o menu Iniciar renovado. Você também terá uma versão completa da Cortana, a assistente de voz digital, anteriormente disponível exclusivamente no Windows Phone. Além disso, a edição doméstica também oferece recursos como o Economia de Energia, o suporte ao TPM (Trusted Platform Module) e o novo recurso de segurança biométrica da empresa chamado Windows Hello.

O Economizador de Bateria, para aqueles que não estão familiarizados, é um recurso que torna seu sistema mais eficiente no consumo de energia. Isso é feito limitando a atividade em segundo plano no dispositivo. O TPM é um microchip que oferece funções adicionais relacionadas à segurança. Muitos fabricantes de placas-mãe instalam o chip TPM em seus dispositivos. A Microsoft garante que, se a sua placa-mãe tiver esse chip, o Windows 10 Home fornecerá suporte para ela. 

Os usuários domésticos também poderão utilizar a nova opção de Desktops Virtuais e o recurso Multitarefas, com até 4 aplicativos em uma mesma tela. Além disso, eles também podem dar um giro para o Continuum, um recurso principal do Windows 10 que permite alternar rapidamente do modo de desktop e o modo tablet. Você também recebe o Microsoft Edge, o navegador do sistema operacional, muito mais rápido e estável do que seu antecessor Internet Explorer.

A edição doméstica também oferece suporte ao Windows Update - qualificado para impedir atualizações automáticas da Microsoft - e também fornece medidas de segurança, como o Microsoft Passport. Os recursos acima mencionados demonstram que a Microsoft está fornecendo todos os recursos essenciais na sua variante mais básica.

No entanto, se você deseja uma proteção mais sofisticada, ou se seu trabalho requer recursos como suporte para o carregamento lateral de aplicativos de negócios, a edição doméstica pode deixar muito a desejar, e você deve optar pela edição Pro. 

Vantagens do Windows 10 Pro

A edição Pro do Windows 10, além de todos os recursos da edição Home acima mencionados, oferece conectividade sofisticada e ferramentas de privacidade como Acesso atribuído, Provisionamento dinâmico, Ingresso no domínio, Modo Empresarial do Internet Explorer (EMIE), Gerenciamento de Diretiva de Grupo, Bitlocker, Área de Trabalho Remota e o Hyper-V. 

O acesso atribuído, por exemplo, permite que você bloqueie contas de usuários e impeça que elas acessem aplicativos específicos. O BitLocker, por outro lado, é uma das ferramentas de criptografia de disco mais poderosas para Windows. Ele permite criptografar suas unidades USB externas. Você também obtém ferramentas que facilitam a conectividade contínua ao ingressar no Azure Active Directory e o Windows Store para Empresas. Então, você deve obter a edição Pro?

Tudo se resume aos recursos que você precisa, como o Hyper-V, que é uma solução de virtualização integrada no Windows. O seu trabalho exige que você se conecte a um domínio do Windows? Se sim, você deve comprar a edição Pro. 

Windows Enterprise e Windows Student

Embora o Windows 10 Home e o Pro sejam caminhos diretos para usuários de varejo, há outras variantes do Windows 10, como o Windows 10 Enterprise e o Windows 10 Student. A edição Enterprise, como você pode esperar, destina-se a atender às demandas de organizações de médio e grande porte. Ela vem com recursos ainda mais sofisticados, como o Device Guard, que permite que uma empresa bloqueie dispositivos. Diferentemente das outras duas edições do Windows 10, no entanto, a variante Enterprise não estará disponível para venda em lojas de varejo. Em vez disso, ele é vendida por meio de licenciamento por volume.

A edição do Windows 10 Education foi projetada para escolas - alunos, professores, funcionários e administradores. A edição vem com a maioria dos recursos da edição Enterprise. Ele também não está disponível à venda em lojas de varejo, e é distribuída através do licenciamento, por volume acadêmico. 

Falando de outras edições do Windows 10, também temos o Windows 10 Mobile e o Windows 10 Mobile Enterprise. Como seus nomes sugerem, ambos são projetados para capacitar smartphones. A Microsoft também lançou o Windows 10 Core, um sistema operacional para dispositivos da Internet das Coisas.

Se você estiver atualizando o sistema operacional, também pode cogitar o Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium ou do Windows 8.1, e receberá uma atualização gratuita para o Windows 10 Home. Os usuários legítimos existentes do Windows 7 Pro, do Windows 7 Ultimate ou do Windows 8.1 Pro receberão uma atualização gratuita para o Windows 10 Pro. 

Preço

Se você é um novo usuário, o Windows 10 Home o definirá de volta em R$ 559,99, enquanto o Windows 10 Pro custará R$ 809,99. 

Windows 10 Home ou Pro: Qual o melhor?

O Windows 10 Home será suficiente para a grande maioria dos usuários, que apenas desejam navegar na Web, trabalhar e gerenciar seus arquivos de mídia. 

Os benefícios da versão Pro se concentram em segurança e compatibilidade, mas é claro que o valor desses recursos dependerá se você realmente precisa usá-los ou não, e a maioria dos usuários domésticos não precisa.