A Microsoft colocou mais uma exigência para instalar o Windows 11 24H2 e alguns PCs podem ficar de fora do cronograma da atualização mais importante de 2024. Depois de vetar a atualização em PCs que tenham algum app bloqueado pela Microsoft, agora a empresa está exigindo que os computadores estejam equipados com um processador que suporte a tecnologia SSE 4.2. Felizmente, isso não deve afetar muitos usuários.

Microsoft exige SSE 4.2 para instalar o Windows 11 24H2

O SSE 4.2, ou Streaming SIMD Extensions, é um conjunto de instruções que melhora o desempenho de operações de reprodução multimídia e matemática. Embora não seja uma novidade, sua necessidade para a atualização do Windows 11 24H2 significa que alguns usuários podem ser excluídos da atualização se seus sistemas não atenderem a esse critério.

A maioria dos processadores modernos já possui suporte nativo ao SSE 4.2, o que significa que a mudança não afetará a maioria dos usuários. No entanto, para aqueles que possuem computadores mais antigos, infelizmente podem não conseguir instalar a versão mais importante do Windows 11 no ano, pelo menos não de forma oficial.

Ao que se sabe, a tecnologia SSE 4.2 está disponível no mercado já há bastante tempo, com os primeiros processadores integrados com essa tecnologia sendo lançados em 2008. Por isso, não é surpresa alguma a Microsoft bloquear a atualização, justamente para evitar uma expriência lenta e com travamentos frequentes.

Aproveitando a situação, diversos usuários foram ao X (antigo Twitter) para brincar com a notícia. No post de Bob Pony, algumas pessoas disseram de forma sarcástica que agoram iam "precisar mudar para o Linux". Já o usuário @SandeMC1103 explica que não há com o que se preocupar, afinal uma pesquisa "revela que 99,61% das CPUs que atualmente usam Steam têm SSE 4.2".

O que é o Windows 11 24H2?

A Windows 11 24H2 é a grande atualização de sistema para a principal plataforma da Microsoft atualmente. Essa atualização deve trazer diversas melhorias e suporte a novas tecnologias, como os processadores Snapdragon X Series, da Qualcomm, e um foco expandido em aplicações de inteligência artificial.

Sobre a data de lançamento, anda não há uma confirmação, mas com base nos últimos lançamentos da Microsoft, é provável que a versão 24H2 seja lançada entre setembro e outubro deste ano.