Ao movimentar a seta do mouse do lado direito para o lado esquerdo da página do Microsoft Word, ela vira ao contrário. Inicialmente, isso leva a pensar que alguma configuração do Windows ou do próprio Word foi alterada, mas não é o caso. Há um propósito para esse comportamento de mudança na direção da seta. Ao procurar sobre o motivo desse tipo de situação, descobri o mistério por trás e vou te revelar agora.

Por que a seta do mouse inverte a posição no Word?

Seta virada ao contrário no Word ao movê-la para o lado esquerdo da página do documento. Fonte: Vitor Valeri
Seta virada ao contrário no Word ao movê-la para o lado esquerdo da página do documento. Fonte: Vitor Valeri

Os relatos mais semelhantes ao que vi em meu computador foram os do fórum Microsoft Support Community, onde há diversos especialistas para ajudar a resolver problemas e/ou tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao Windows.

Ruan Riquelme Souza Pucini perguntou no fórum da Microsoft o seguinte:

Minha seta do mouse quando entro no word, do lado esquerdo do documento ela vira ao contrário, como resolvo isso?

Na tentativa de ajudar, Dio Xavier respondeu dizendo:

Não temos conhecimento de relatos específicos sobre a seta do mouse virando ao contrário no Word. No entanto, problemas com o cursor do mouse podem ocorrer por diferentes motivos, como configurações do sistema operacional, drivers de dispositivo, conflitos de software, entre outros. Vou fornecer algumas soluções técnicas que você pode tentar para resolver o problema:

Acessa as configurações do mouse no Painel de Controle (no Windows) ou nas preferências do sistema (no macOS) e verifica se todas as configurações estão corretas. Verifica se as opções de rotação ou inversão do cursor não estão habilitadas acidentalmente.

Se possível, conecta o mouse a outro computador e verifica se o comportamento anormal persiste e ou testa outro mouse em seu computador. Isso ajudará a determinar se o problema está relacionado ao mouse ou ao computador.

Entretanto, o problema de Ruan não foi resolvido, pois na verdade não se tratava de uma alteração de alguma configuração ou um bug no Word. Shrihan Bhattacharjee, fez uma publicação semelhante à de Juan, mas obteve a resposta correta.

Shrihan relata que "no Word, o ponteiro do mouse muda de noroeste para nordeste e parece alongado no lado esquerdo do documento do Word". Então, Jay Freedman, moderador voluntário do fórum da Microsoft explica sobre esse comportamento dizendo o seguinte:

É isso que deveria acontecer. A mudança de direção indica que se você clicar ali, toda a linha para a qual o cursor aponta será selecionada, e se você clicar duas vezes ali, todo o parágrafo será selecionado. Se o cursor estiver à esquerda de uma tabela, clicar ali selecionará a linha inteira.

Abaixo uma imagem exemplificando o que foi descrito.

A seta inverte de posição ao movê-la para o lado esquerdo da página do Word para facilitar a utilização do recurso de seleção de linhas e parágrafos. Fonte: Vitor Valeri
A seta inverte de posição ao movê-la para o lado esquerdo da página do Word para facilitar a utilização do recurso de seleção de linhas e parágrafos. Fonte: Vitor Valeri

Como pode ver, o comportamento da seta de virar ao contrário no Word é algo proposital e padrão. Essa mudança tem como objetivo facilitar a aplicação do recurso de selecionar uma linha ou um parágrafo inteiro do texto.

Caso você não goste que a seta mude de direção no Word, saiba que não há uma forma de evitar que isso aconteça. Infelizmente não existe um recurso que permite ao usuário desabilitar esse comportamento da seta do mouse.