O problema com a conexão Wi-Fi no Windows 11, causado pela atualização cumulativa de dezembro, foi resolvido. No dia 19, a Microsoft reconheceu o bug relatado pelos usuários e em pouco mais de 24h resolveu o problema utilizando o sistema KIR (Known Issue Rollback). Confira aqui o que deve ser feito para corrigir as desconexões do Wi-Fi nos PCs com Windows 11.

Problema do Wi-Fi no Windows 11 foi resolvido pela Microsoft

Problemas na conexão Wi-Fi de computadores com Windows 11 são corrigidos pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net
Problemas na conexão Wi-Fi de computadores com Windows 11 são corrigidos pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net

Ao utilizar o KIR (Known Issue Rollback), a Microsoft conseguiu resolver o problema dos usuários sem a necessidade de realizar a desisntalação de atualizações ou download de uma nova atualização (patch extra). Tudo foi feito de forma remota pela empresa, sem retirar as correções aplicadas pelo patch tuesday de dezembro. De acordo com a desenvolvedora do Windows, é possível acelerar a correção reiniciando o computador.

Política de Grupo para computadores de empresas

No caso de PCs corporativos, é necessário instalar a Política de Grupo chamada "Windows 11 22H2 KB5032288 231029_032011 Know Issue Rollback". Na página onde a Microsoft descreve os problemas conhecidos da atualização KB5032288, disponibilizada no início de dezembro, é dito que no caso de dispositivos gerenciados por empresas, é necessário instalar e configurar uma Política de Grupo especial.

Para isso, basta ir em Configurações > Modelos Administrativos <Nome da Política de Grupo>. As instruções sobre como é feito esse processo podem ser acessadas através desta página da Microsoft.

Quais os PCs Windows que foram afetados?

É importante mencionar que o problema acima não afetou os usuários do Windows 10, causando inconsistências no Wi-Fi somente para o Windows 11 nas versões 22H2 e 23H2 com as atualizações KB5032288 e KB5033375 instaladas.