O Windows 11 está integrando o WhatsApp ao seu menu de compartilhamento. A nova opção para compartilhar está sendo implementada na versão de visualização da Compilação (Build) 22635.2850 do Windows 11 no canal Beta para Insiders. Confira todos os detalhes sobre os planos da Microsoft para a adição de apps na ferramenta de compartilhar arquivos do sistema operacional.

WhatsApp aparece no menu de compartilhamento do Windows 11

WhatsApp agora aparece na opção compartilhar com do Windows 11. Fonte: Oficina da Net
WhatsApp agora aparece na opção "compartilhar usando" do Windows 11. Fonte: Oficina da Net

Na atualização KB5032283 do Windows 11 que foi disponibilizada para o canal beta do Programa Windows Insider houve a adição do WhatsApp à janela de compartilhamento do sistema operacional. Agora, ao selecionar a opção "compartilhar usando", o aplicativo de mensagens instantâneas da Meta, o WhatsApp, irá aparecer. Caso você não tenha o app instalado, ele surgirá com o botão "instalar".

WhatsApp é adicionado ao menu de compartilhamento do Windows 11. Fonte: Microsoft
WhatsApp é adicionado ao menu de compartilhamento do Windows 11. Fonte: Microsoft

Segundo a Microsoft, há planos para testar o recurso de compartilhamento com outros aplicativos além do WhatsApp. Desta forma, com o passar do tempo, teremos algo semelhante ao que se tem em celulares ao compartilhar arquivos.

É interessante mencionar que na versão de testes do Windows 11, a Microsoft aprimorou o recurso de compartilhamento de arquivos por aproximação. Agora, quando você tentar compartilhar algum arquivo através do recurso, o sistema operacional irá ativar automaticamente o Wi-Fi e o Bluetooth. Além disso, quando Bluetooth for desabilitado, a funcionalidade será desativada de forma automática.

Lançamento e disponibilidade

Acredita-se que a opção de compartilhamento utilizando o WhatsApp seja lançada na versão estável do Windows 11 em fevereiro, momento em que a atualização "Moment 5" do sistema operacional irá estrear.